Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Mateus Soares

Foto: Mateus Soares

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) alerta os produtores rurais para ficarem atentos ao prazo final da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que encerrará na próxima terça-feira, 31 de maio. Este ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mudou a estratégia de vacinação das campanhas, sendo assim, neste mês deverão ser vacinados os bovídeos (bovinos e bubalinos) de 0 a 24 meses de idade. A expectativa é vacinar 4,5 milhões de animais.

A Adapec orienta que o produtor deve adquirir a vacina em loja licenciada, e após a vacinação dos animais, realizar a comprovação do ato nas unidades da Agência, apresentando nota fiscal de aquisição da vacina e a carta-aviso. A partir da data da compra da vacina, o produtor tem até 10 dias para comprovação da vacinação. Vale lembrar que, mesmo aqueles produtores rurais que não tenham animais em idade vacinal deverão declarar os rebanhos para atualização cadastral.

Quem deixar de vacinar os animais pagará multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções previstas na legislação. A Agência também recomenda aos pecuaristas que aproveitem o manejo do rebanho e vacinem os animais contra raiva e brucelose.

Conforme levantamento feito pela Adapec, foram enviadas para o Tocantins cerca de 7 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa, número suficiente para vacinar todos os animais envolvidos nesta primeira etapa da campanha.

Esta é a penúltima campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado, uma vez que no final de abril, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a suspensão da vacinação contra a doença após a campanha de novembro deste ano.