Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante pronunciamento, na sessão ordinária desta terça-feira, 24, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) posicionou-se sobre a gestão do Governo do Estado e, numa analogia familiar, disse que o Estado precisa ver os tocantinenses como filhos que necessitam de cuidados e de proteção em suas necessidades básicas de saúde, educação e segurança pública que não têm cumprido com suas obrigações se considerarmos as deficiências apresentadas.

“Os tocantinenses estão sofrendo as consequências graves da falta de gestão que cabe ao governo estadual resolver os problemas da saúde, da educação e da segurança pública que precisam ser considerados como investimento e não como gastos”, afirmou o parlamentar.

Segundo Junior Geo, a população tocantinense precisa de hospitais regionais e do Hospital Geral de Palmas (HGP) com serviços, servidores e equipamentos que promovam a solução das cirurgias eletivas, que estariam se acumulando e agravando os quadros clínicos dos pacientes. “Que pai deixa seus filhos assim, sem cuidados? Só o HGP acumula mais de 2 mil cirurgias eletivas sem realizar e outros 5 mil pacientes aguardam cirurgia em todo o Estado e elas não acontecem e nem têm data para a realização”, questionou Geo.

Segurança

Segundo Júnior Geo, os recursos alocados para a segurança, por parte do Estado, não devem ser considerados gastos, mas investimentos. O curso de formação e armamento de um soldado custa, atualmente, cerca de R$ 6 mil mensais ao Estado, ou, R$ 6 milhões para 1.000 soldados. "Para proteger a sociedade isso não pode ser considerado como gasto porque está em jogo a vida dos tocantinenses que cabe ao Estado cuidar e proteger, então isso, é investimento e não gasto”, explicou o parlamentar.

Outro setor deficitário é a infraestrutura, sobretudo no que diz respeito às condições de conservação das estradas estaduais que estão, segundo o deputado, intransitáveis e causando graves acidentes. “Ambulâncias que transportavam pacientes para tentar salvar-lhes as vidas, são vítimas dos buracos das rodovias que acabam promovendo acidentes graves e até fatais”, lamentou Júnior Geo ao pedir providências do Governo Estadual.