Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Começou nesta quarta-feira, 25, a primeira etapa do Censo Escolar 2022 em todas as escolas públicas e privadas do Brasil. O levantamento é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em regime de cooperação com as secretarias estaduais e municipais. No Tocantins, a coleta de dados é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O objetivo principal do Censo Escolar é mapear e acompanhar todas as unidades estudantis que atuam com a educação básica, nas modalidades ensino regular, educação especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional. Na prática, os gestores escolares utilizam o Sistema Educacenso para lançar informações sobre os alunos, turmas, equipes pedagógicas e estrutura física das escolas.

O gerente de estatística e informações educacionais da Seduc, Raimundo Ferreira de Melo, explica que a pesquisa é a mais completa radiografia da educação básica no Brasil. “A Seduc é responsável por garantir que os dados sejam fiéis à realidade no território estadual. Isso só é possível graças à colaboração dos diretores escolares, Diretorias Regionais de Educação (DREs) e dos gestores municipais”, afirma.

Depois de concluído, o Censo proporcionará uma visão geral sobre os índices de aprovação, evasão escolar e apontará as principais demandas das escolas. Isso ajuda a nortear as políticas públicas em nível federal, estadual e municipal, além de orientar a aplicação dos recursos públicos na área da Educação.

A Escola Estadual Santa Fé (região Sul de Palmas) iniciou a inserção dos dados no sistema Educacenso. A diretora da unidade, Josely Araújo Carlos Quixabeira, afirma que a secretaria escolar está concentrada neste trabalho para que seja finalizado com agilidade e precisão. “Essa pesquisa é muito importante porque podemos apontar os avanços e as necessidades da escola”, disse.

Cronograma

A primeira etapa do Censo ocorrerá entre os dias 25 de maio e 1º de agosto de 2022, com foco nas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e professores. A divulgação dos dados finais está prevista para a segunda quinzena de dezembro no Diário Oficial da União (DOU).

Já a segunda etapa demostrará dados sobre o rendimento dos estudantes, aprovação, reprovação, quantos alunos foram transferidos de escolas, evasão e falecimento. Este levantamento será feito de 1º de fevereiro a 17 de março de 2023.