O Governo do Tocantins e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) firmaram parceria nessa quarta-feira, 25, para construção de 14 elevatórias nos rios Formoso, Urubu, Douradinho, Duerezinho, Dueré e Xavante, localizados no município de Lagoa da Confusão. As barragens móveis servirão para conter o fluxo de água para o período de seca, garantindo segurança hídrica para produção de alimentos e preservando as demais atividades dos rios.
O ato de assinatura do Termo de Execução dessas obras ocorreu em Brasília, na sede do MDR, com a participação do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira. Serão investidos R$ 34 milhões, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para construção das elevatórias que devem beneficiar aproximadamente 200 mil habitantes dos vales do Araguaia e da Bacia do Formoso.
O governador Wanderlei Barbosa destacou o apoio do Governo Federal para o fomento direto e indireto da produção agrícola no Tocantins. “O Governo Federal tem uma afinidade com o Agro e com isso tem levado benefícios importantes por meio da nossa bancada, a quem agradecemos de maneira uniforme. O Tocantins também conta com uma capacidade hídrica extraordinária e eu vejo com esse projeto a oportunidade de aumentar muito o setor produtivo no nosso Estado”, ressaltou.
Também em Brasília, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, enalteceu o papel socioeconômico desempenhado por Lagoa da Confusão no Tocantins, sendo um dos 100 municípios brasileiros relacionados em uma publicação do Ministério da Agricultura como os que mais geraram riqueza por meio da atividade agrícola. “O ingresso da Codevasf vai trazer paz para a região. Havia um conflito sobre a utilização das águas para produção agrícola que agora será sanado com construção das elevatórias que vão segurar as águas, melhorando a condição hídrica principalmente nos períodos de estiagem sem gerar impacto ambiental”, frisou.
Durante o ato, o ministro Daniel Ferreira ressaltou a importância da água para o setor produtivo de grãos. “Água é a essência de tudo que fazemos aqui no MDR, é a essência do ser humano. Água é saúde. A cada real que a gente gasta fazendo água, estamos economizando cerca de R$ 10 com saúde. Água é agricultura, é o insumo principal das cadeias produtivas”, enfatizou.
Participaram da reunião o secretário nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sérgio Costa; o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira; o senador Eduardo Gomes; os deputados federais Carlos Gaguim, Vicentinho Júnior, Dulce Miranda, Dorinha Rezende, Thiago Dimas e Osires Damaso; além dos prefeitos de Paraíso do Tocantins, Celso Moraes, e do município de Lagoa da Confusão, Thiago Carlos.