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É possível dizer que a Fiat Toro não tem concorrentes no mercado brasileiro. Com suas sete versões e duas opções de motorização, a picape lidera as vendas no segmento com ampla margem: até abril foram comercializadas cerca de 16 mil unidades contra 2.500 da Renault Oroch e 330 da Ford Maverick.

Apenas quando são consideradas as vendas de todos os tipos de picapes comercializadas no Brasil a Fiat Toro perde o reinado: para a Fiat Strada. Sua “irmã” mais nova lidera o mercado de picapes no País, tendo comercializado apenas no primeiro quadrimestre de 2022 cerca de 30 mil unidades.

O sucesso da Fiat Toro está ligado ao fato do modelo ser responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes com o conceito SUP – Sport Utility Pick-up, que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e uma tonelada de carga total.

O Conexão Tocantins teve a oportunidade de conhecer e avaliar a Ultra Turbodiesel AT9, versão topo de linha que tem preço a partir de R$ 220 mil e tem de série, entre outros itens, capota rígida, Santo Antonio integrado e central multimídia com 10,1 polegadas.

Ela é equipada com motor 2.0 16V turbo diesel MultiJet II, com 170 cavalos de potência, 35,7 Kgfm de torque, tração 4x4 e transmissão automática de nove velocidades da alemã ZF. Esse conjunto mecânico também equipa as versões Endurance, Freedom, Volcano e Ranch.

A outra motorização disponível na linha Toro é a Turbo 270 Flex, uma boa novidade que melhorou e muito sua performance. Com 185 cavalos e 270 N de torque com etanol, completa o conjunto a transmissão automática de seis velocidades. Como se vê a família Fiat Toro não oferece versão com transmissão manual.

Considerando a primeira geração apresentada em 2016, o design da Fiat Toro ficou mais agradável e moderno com o capô com fortes vincos, o Logo Script na porção superior da dianteira e a Fiat Flag na nova grade frontal. Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis.

A Ultra que avaliamos tem elementos diferenciados na peça, rodas de liga leve de 17” e pneus AT plus com escrita branca, conferindo ainda mais exclusividade à versão.

A lateral segue com linha de cintura elevada e largas caixas de roda e a traseira conserva a abertura da tampa dividida em duas partes, que traz mais ergonomia ao uso.

O interior mudou por completo, com novo painel de instrumentos, que abriga um cluster 100% digital como item de série em todas as versões, e novo console central, ambos perfeitamente integrados a diferentes materiais e aos novos revestimentos dos bancos de tecido ou couro, dependendo da configuração.

Com Cluster Full Digital 7’’, o painel de instrumentos é 100% digital com tela TFT, que proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.

No quesito conectividade, passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados.

De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente.

A picape também conta com itens de tecnologia como o ADAS – Sistema Avançado de Assistência ao Condutor com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e segurança para condutor, passageiros e pedestres.

Outros diferenciais da Fiat Toro Ultra Turbodiesel AT9 são: moldura lateral da caixa de roda específica, estribo preto, assentos de couro com acabamento específico na cor vermelha, acabamentos interiores escurecido, bordado nas costas nos bancos dianteiros e tapetes de carpete com bordados.