Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) participou nessa quinta-feira, 26, como parceira do Instituto da Visão na realização de atendimentos a pacientes com diagnóstico de glaucoma. A ação ocorreu na sede do Instituto, em Palmas, e está relacionada ao Maio Verde e ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado nesta quinta. Os 29 pacientes triados pelo Sistema de Regulação da Semus começaram a ser atendidos a partir das 8 horas da manhã. Primeiro, passaram pela consulta para confirmar o diagnóstico da enfermidade para em seguida dar início ao tratamento.

Para Maria Dominga Machado, de 67 anos de idade, que convive com a doença há 18 anos, o acompanhamento e tratamento são essenciais para que ela possa continuar desenvolvendo suas atividades diárias. Acompanhada de seu marido Genésio Rosa, 67 anos, Maria conta que se mudou para Palmas a menos de sete meses e já conseguiu ser atendida por sua unidade de referência, e rapidamente encaminhada para a ação para uma nova avaliação de seu tratamento para o glaucoma.

A médica oftalmologista Larissa Coimbra, do Instituto Visão, relata que essa campanha é para reforçar a importância da prevenção do glaucoma. Ela ressalta que, quando não tratada, a doença pode levar à cegueira e o tratamento é simples e a cirurgia só é realizada em casos extremos da enfermidade.

Glaucoma

O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo e a única forma de prevenção é a consulta periódica ao oftalmologista. A doença não possui cura, mas pode ser tratada e controlada com colírios, além de cirurgia. Com o acompanhamento médico e uso das medicações evita-se a perda da visão, uma vez que a pressão do olho é estabilizada.