Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Começa nesta quarta-feira, 1º de junho, a aplicação de mais uma dose de reforço da vacina contra covid-19 para adolescentes. A ampliação da vacinação para este público de 12 aos 17 anos de idade segue a orientação da nota técnica do Ministério da Saúde divulgada na última sexta-feira, 27.

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de aumentar as doses se deu após a observação de segurança de países que recomendaram a dose de reforço para adolescentes nessa faixa etária. “Além disso, a decisão levou em consideração o cenário epidemiológico ainda incerto em relação aos casos de covid-19, bem como evidências demonstrando redução da resposta protetora do esquema de duas doses para a variante ômicrom nesta população”, explicou a diretora de Imunização de Araguaína, Samilla Braga.

A terceira dose deve ser aplicada quatro meses após a segunda, independente da fabricante da vacina.

Documentação

A recomendação é de que o adolescente, além do documento pessoal de identificação com foto, CPF e cartão de vacinação, esteja acompanhado com o responsável.

Segundo dados da Secretaria da Saúde de Araguaína, são 19.852 adolescentes na cidade, desses 14.833 receberam a primeira dose e 10.231 a segunda, estando aptos a fazerem o reforço. Até agora, 31 adolescentes imunossuprimidos ou gestantes já receberam a dose de reforço.

Postos de vacinação

Em Araguaína, os locais de imunização contra a covid-19 são: UBS Araguaína Sul, Couto Magalhães, Dr. Dantas (Costa Esmeralda), Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), JK, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione), José Rezende (Setor Alto Bonito), Lago Azul, Manoel Alves (Ponte), Manoel dos Reis (Setor Barros), Manoel Maria Dias (Cimba), Nova Araguaína, Novo Horizonte, UBS Senador Benedito (Setor Ferreira), Palmeiras do Norte e posto de vacinação em frente à Câmara Municipal.

Expediente

As unidades de saúde atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As exceções com horários ampliados são: a UBS Araguaína Sul, Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Couto Magalhães, Nova Araguaína e Manoel Maria, que funcionam das 7 às 19 horas, além do ponto de vacinação em frente à Câmara que atende, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30 e no sábado das 8 às 13 horas.