Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

Nessa segunda-feira,30, começou com muito suor para os candidatos do processo seletivo do Curso de Formação de Brigadistas Florestais (CFBF) e para a prestação de serviço voluntário na prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado do Tocantins. O Teste de Aptidão Física (TAF) foi realizado nas oito cidades onde as vagas foram distribuídas. O resultado TAF será publicado no dia 1° de junho nos site da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar. E no dia 3 de junho os aprovados deverão realizar matrícula no curso de formação.

O Teste de Aptidão Física consiste em caminhada de 2.400 metros, transportando uma bomba costal cheia d´água, pesando aproximadamente 24 quilos. O prazo máximo para conclusão da prova é de 30 minutos, não sendo permitido correr, apenas caminhar. O objetivo da prova é avaliar a resistência muscular e aeróbica, e a capacidade cardiorrespiratória do candidato.

 Em Palmas, o TAF começou às 7h e segue o dia todo até às 19h. Ilário Xerente, de 20 anos, foi o primeiro a concluir a prova, com o tempo de 19 minutos. " A prova foi difícil, mas consegui concluir no tempo certo. Não quero perder essa oportunidade de trabalho", afirma Ilário. O candidato Thiago Araújo, de 23 anos, também foi classificado, e conta que vai pedir as contas do trabalho como garçom para trabalhar como brigadista florestal pela segunda vez. " Ano passado eu fui aprovado e trabalhei como brigadista temporário, esse ano fiquei atento para não perder a oportunidade", relatou.

Durante dez dias de inscrição, que aconteceu de 16 a 26 de maio, um total de 1063 pessoas se inscreveram para participar do processo seletivo. As 80 vagas disponíveis foram distribuídas para: (16) vagas para Palmas, (10) para Araguaína, (10) para Gurupi, (10) para Porto Nacional, (10) Colinas do Tocantins, (10) para Araguatins, (10) para Dianópolis e (04) para Paraíso do Tocantins.

A seleção de brigadistas temporários é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com recurso repassado via Termo de Execução Descentralizada - TED, da Semarh, na ordem de um milhão e trezentos mil reais para a contratação de 80 brigadistas florestais temporários. Os selecionados poderão receber uma indenização para custeio de despesas pelo trabalho, cumprindo jornada de 12 horas e descansando no mínimo o equivalente ao dobro das horas de serviço voluntário cumprido.

O edital completo pode ser acessado no site do CBMTO e da Defesa Civil Estadual.

Curso de Formação

Os classificados serão convocados para matrícula no Curso de Formação de Brigadistas de Incêndios Florestais, a ser realizado entre os dias 06 e 10 de junho, nas sedes das Unidades do CBMTO. O curso será ministrado na modalidade presencial e contará com aulas teóricas e práticas, com carga horária de 36 horas, sendo que as formações poderão acontecer no horário diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.