Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Regiane Rocha

Foto: Regiane Rocha

Com o objetivo de reduzir a extensão das áreas queimadas por incêndios criminosos, a Defesa Civil Municipal de Palmas, esteve na manhã desta quarta-feira, 1º, em uma Área de Proteção Permanente (APP), localizada no Setor Flamboyant, região sul da Capital, realizando a construção de aceiros, como forma de prevenção e controle do fogo.

Com o início do período de estiagem em Palmas, os meses de agosto, setembro e outubro estão entre os que mais registram focos de queimadas na Capital. Por isso, o Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais e Queimadas Urbanas (PrevIncêndio) vem desenvolvendo desde a segunda quinzena do mês de maio, o trabalho de prevenção/controle das áreas verdes da Capital.

Com o uso de roçadeiras costais, enxadas e rastelo, quatro brigadistas deram início a construção do aceiro mecânico, que é feito a partir de trilhas naturais de dentro da mata com a construção de faixas de contenção do fogo em uma área específica (polígono), o que gera menos impacto ambiental.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Bruno Maciel, o trabalho de prevenção contra queimadas será extensivo a outras áreas da Capital. “Com essa técnica reduzimos o avanço do fogo para dar tempo para que a brigada chegue ao local para conter o fogo”, disse, acrescentando que o trabalho será feito também no Parque Cesamar, área do Córrego Prata, Parque dos Povos Indígenas (PPI), dentre outros.

Ainda de acordo com Bruno Maciel, a área em que está sendo construído o aceiro já teve a vegetação danificada no ano passado, causada pelas queimadas. Para a recuperação da área degradada, o Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais e Queimadas Urbanas (PrevIncêndio) promoveu a recuperação da área degradada com o plantio de aproximadamente 800 mudas de árvores, como angico, ipê, aroeira, buriti, angico, ingá, jatobá, dentre outras.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o trabalho preventivo realizado pelo Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais e Queimadas Urbanas (PrevIncêndio) contribuiu para a redução de 70% de área queimada no município no ano de 2021.

Comitê

O treinamento é mais uma ação do Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais e Queimadas Urbanas (PrevIncêndio), composto pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMA), Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), através da Guarda Metropolitana Ambiental (GMP) e Defesa Civil e também pelas Secretarias Municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Saúde e de Educação.