Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A BRK Ambiental, empresa que cuida da água e do esgoto em 47 cidades do Tocantins, inaugurou duas novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), na região do Bico do Papagaio no norte do Estado, nas cidades de Aguiarnópolis e Augustinópolis.

Foram construídos dois sistemas de tratamento modernos, que irão beneficiar diretamente cerca de 2 mil moradores em Aguiarnópolis e 1,8 mil em Augustinópolis. A nova estrutura possui um sistema de tratamento completo de efluentes sanitários, composto por processo biológico de MBBR (Moving Bed Biofilm Reactors), seguido por decantação lamelar.

As obras iniciaram no final de 2021, e com pouco mais de quatro meses já foram concluídas. Esse é um sistema de rápida instalação, que demanda pouco espaço para construção e possui ótima eficiência operacional. O manuseio é completamente automatizado e o funcionamento pode ser facilmente verificado de forma remota pelas equipes.  

O gerente de operações da BRK na região, Paulo Nunes, reforça que o investimento destinado a região do bico do papagaio transparece o objetivo da concessionária de transformar a vida da população.

“Estamos empenhados nos processos de expansão do sistema de esgotamento sanitário em todas as operações da BRK no estado. Sabemos da urgência que o saneamento significa para que os Tocantinenses tenham saúde e qualidade de vida”, explica Paulo Nunes.

O engenheiro conta que as estruturas das novas estações tratam 100% do esgoto coletado. “A tecnologia utilizada nesse modelo de tratamento é supermoderna, essa eficiência contribui diretamente para a preservação do meio ambiente”, ressalta.

As novas estações serão capazes de acompanhar o crescimento de Aguiarnópolis e Augustinópolis. Em breve a BRK deve realizar nas cidades, obras de expansão de redes, para atender ainda mais moradores.

No último mês de maio, os agentes da concessionária visitaram os moradores e orientaram sobre como devem ser utilizadas corretamente as redes de esgoto. As tubulações do padrão brasileiro não são dimensionadas para receber lixos sólidos como papel higiênico, fio dental, absorventes e outros resíduos que podem provocar entupimentos nas redes. Na ocasião foi entregue uma cartilha com orientações.

A BRK continua trabalhando na expansão do saneamento no Tocantins.