Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir desta segunda-feira, 6, adolescentes de 12 a 17 anos podem garantir a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

A aplicação das doses acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde – UBS que estão realizando vacinação contra Covid-19, buscando a mais próxima da sua residência.

“É válido lembrar a todos que a vacinação da primeira e segunda doses, continuam. É importante estar com o cartão de vacina em dia”, reforça a coordenadora de imunização de Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares. Todos devem atentar-se para os intervalos entre as doses, a partir da data da aplicação anterior.

O intervalo para receber a vacina de reforço dos adolescentes, isto é a 3ª dose, é para quem recebeu a 2ª dose há quatro meses. Na aplicação, serão administrados os imunizantes CoronaVac ou Pfizer, de acordo com a disponibilidade. A vacina é válida para adolescentes com e sem comorbidades.

A Secretaria Municipal da Saúde ampliou a imunização para esta faixa da população conforme recomendação do Ministério da Saúde, que incluiu a dose de reforço em seu Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 - PNO.

Seis UBSs que vacinam contra Covid-19

Em Gurupi, os pontos de vacinação contra a Covid-19 atendem de segunda a sexta-feira. Confira quais são as UBSs e os horários de vacinação:

UBS Sol Nascente – 07h às 16h

UBS João Manoel – 07h às 16h

UBS Buritis – 07h às 16h

UBS Nova Fronteira – 13h às 16h

UBS São José – 13h às 16h

UBS Bela Vista – 07h às 16h

Intervalos 1ª e 2ª doses:

Coronavac – intervalo de 28 dias (criança e adulto)

Pfizer – intervalo de 60 dias (criança e adulto)

AstraZeneca – intervalo de 60 dias

Janssen – intervalo de 60 dias

Doses de reforço, 3ª e 4ª doses:

4 meses após receber a dose anterior, independente da marca do imunizante.

A 4ª dose, ou segunda dose de reforço, até o momento, está liberada para o público idoso, com 60 anos ou mais.

Documentos necessários

Ao comparecer na UBS para se vacinar, os adolescentes devem apresentar os documentos pessoais, identidade, CPF, Cartão do SUS e o cartão de vacinação.