Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Novo Ensino Médio foi aprovado em 2017 e a partir desse ano começou a ser implementado nas escolas públicas e privadas de todo país. O novo modelo de aprendizagem, por áreas de conhecimento, permite que o aluno opte por uma formação técnica e profissionalizante. O Centro Educacional São Francisco de Assis, firmou uma parceria com a UniCatólica, buscando uma melhor integração dos alunos com o ambiente acadêmico.

Antes mesmo da implementação do novo modelo de ensino, o colégio sentiu a necessidade de aproximar os alunos das carreiras que compõem as áreas pretendidas. Sendo assim, buscou no Centro Universitário uma parceria que tem como objetivo principal promover essa aproximação, para que eles tenham uma noção mais real da carreira escolhida.

A parceria irá possibilitar minicursos dentro dos itinerários de ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e matemática e suas tecnologias, que serão ministrados pelos docentes do Centro Universitário. O conteúdo desses minicursos está ligado aos itinerários escolhidos pelos alunos. Neles, serão apresentados temas que já foram ou ainda serão abordados na escola, mas com o olhar de um docente da Universidade. Além disso, os alunos terão momentos de vivência nos laboratórios e avaliações.

Para a coordenadora educacional, Profa. Esp. Cláudia Cristiane de Andrade, a expectativa é que a parceria traga resultados satisfatórios para os alunos. “Com esse novo modelo de aprendizagem, a vivência e o contato mais próximos com a áreas de afinidade são essenciais. Mesmo estando no começo das atividades temos recebido bons feedbacks dos nossos alunos e acreditamos que essa parceria só tem a somar”, destacou a coordenadora.

O aluno Paulo Eduardo de Sousa, do primeiro ano do Ensino Médio, pretende cursar Ciências Contábeis e para ele, essa oportunidade de interação com a universidade é uma ótima oportunidade para conhecer mais a carreira pretendida. “O curso de formação está sendo muito produtivo, tem me aproximado das áreas que quero cursar. Além disso, a possibilidade de ter aula com os docentes do Centro Universitário nos faz ter uma ideia de como é na prática a vivência acadêmica”, afirmou Paulo Eduardo.