Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estão sendo aplicadas na rede municipal de ensino da Capital nesta terça-feira, 7, as provas da 1ª fase da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2022. Participam desta etapa, mais de 13 mil estudantes das turmas do 6º ao 9º ano, das 29 unidades escolares que ofertam o Ensino Fundamental. O resultado da classificação para a 2ª fase será divulgado no dia 2 de agosto, e os classificados farão a prova composta por seis questões discursivas, no dia 08 de outubro e a divulgação dos resultados acontecerá no dia 20 de dezembro.

A avaliação tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica, por meio do estímulo do ensino da matemática em competições, identificando jovens talentos para a ciência em geral, entre alunos oriundos de escolas da rede pública federal, estadual e municipal.

Na Escola Municipal Anne Frank, 480 alunos estão fazendo as provas. Segundo a diretora da unidade, Kássia Carla Fernandes, as provas desta manhã aconteceram de forma tranquila. “Tudo aconteceu dentro do previsto. A maioria dos nossos alunos já tinham feito provas da Olimpíada e sabem que precisam ficar tranquilos, prestar atenção na leitura, no que o enunciado das questões está pedindo, e pensar”, disse. Segundo a gestora, as provas são realizadas nos dois turnos e as correções começam a ser feitas ainda hoje.

Participam desta 17ª edição da Obmep, mais de 18,1 milhões alunos de todas as regiões do País. A iniciativa é a maior competição científica do Brasil e alcança, este ano, 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.

Premiação 16ª Obmep

No dia 25 de maio, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveu uma cerimônia de premiação referente a 16ª Obmep, realizada em 2021. A Semed premiou com um notebook, a medalhista de ouro, Samara Dias Caldas, aluna da Escola Anne Frank, e sua professora de Matemática, Verônica Maria Gama da Silva.

Samara foi a primeira medalhista de ouro feminina do Município, estando classificada entre as 500 melhores do país, dentre os 18 milhões de participantes da edição passada. Ela receberá a medalha de ouro em uma cerimônia nacional, junto com outros medalhistas.