Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Victor Guimarães

Foto: Victor Guimarães

Tão importante quanto vacinar é declarar o ato na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) para comprovar que o rebanho estará imunizado, bem como manter o cadastro atualizado e evitar transtornos com muitas e sanções. O prazo para comprar a dose da vacina encerrou dia 31 de maio, mas o período para comprovação da vacinação termina no dia 10 de junho.

Nesta primeira etapa a expectativa é a cobertura vacinal de cerca de 5 milhões de bovídeos entre zero e 24 meses de idade. “É de responsabilidade dos pecuaristas o comunicado em um dos escritórios da Adapec. Basta apresentar a nota fiscal da compra do imunizante e preencher a carta-aviso com dados dos animais. Quem não tem animal na faixa etária indicada também necessita atualizar seu cadastro”, disse o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

Após a realização da II etapa da campanha de novembro a vacinação será suspensa no Tocantins. “Precisamos manter os altos índices vacinais nesta etapa e na de novembro para cumprirmos as exigências e honrarmos a conquista do avanço no status sanitário para livre da doença sem vacinação. Contamos com a conscientização de todos os envolvidos”, ressalta o presidente da Adapec, Paulo Lima. 

Multas

A multa para quem deixou de vacinar é de R$ 5,32 por animal e por propriedade não declarada é de R$ 127,69. A ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada até a sua regularização.