Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Câncer de próstata está entre as principais causas de morte

Câncer de próstata está entre as principais causas de morte Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Câncer de próstata está entre as principais causas de morte Câncer de próstata está entre as principais causas de morte

O Tocantins já acumula, em 2022, um total de 501 óbitos por neoplasias malignas (tumores/cânceres). Os principais são de próstata, mama e neoplasia maligna dos brônquios e dos pulmões. Os dados são de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Íntegra Saúde Tocantins, com atualização mais recente datada de 7 de junho. 

Do total, 275 mortes foram de homens e 226 de mulheres. 41 óbitos foram por neoplasia maligna da próstata, 37 de mama, 18 por neoplasia de colo de útero e 71 por neoplasia maligna dos brônquios e dos pulmões (sendo 41 casos no sexo masculino e 30 no feminino).

Confira a tabela com as demais causas de morte por neoplasia maligna:

Confira a tabela com óbitos por faixa etária:

A taxa de óbitos teve um salto nos últimos anos. Se em 2011, o total de mortes por neoplasias malignas no estado foi de 849, a partir de 2016, quando o total foi de 1.040 óbitos, o número de casos apresentou crescimento exponencial ano a ano. Em 2020 foram 1.108 mortes. 

Em 2022, das 501 mortes já contabilizadas, 97 são de Palmas (52 mulheres e 45 homens). 12 mulheres perderam a vida por neoplasia maligna da mama.

Em Araguaína, segunda maior cidade do Tocantins em população, já são contabilizadas 76 óbitos em consequência de tumores (45 homens e 31 mulheres). Na cidade, 10 pessoas morreram por neoplasia maligna dos brônquios e dos pulmões, 8 mulheres em consequência de neoplasia maligna nas mamas e 7 homens por problemas na próstata. 

Neoplasia Maligna 

Neoplasia maligna, também chamada por câncer ou tumores malignos, é o conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase).

Leia Também: Principal causadora de microcefalia em bebês, Zika Vírus não infectou nenhuma grávida no Tocantins. 

Total de casos de óbitos por neoplasias malignas no Tocantins, em 2022 (Fonte: Íntegra Saúde Tocantins)