As Forças Auxiliares de Segurança em apoio ao Exército Brasileiro, compostas pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar, receberam a visita do general Silva Neto, comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada. A visita ocorreu nesta terça-feira, 14, durante o período da manhã, quando a comitiva passou boa parte do tempo no Quartel do Comando Geral do CBMTO, e em seguida visitou as obras de construção da sede própria do QCG.
A visita também é chamada, tecnicamente, de Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM), e foi criada por meio de decreto-lei em 1967. As duas corporações militares são consideradas como reservas do Exército Brasileiro em casos de defesa territorial e conflito armado.
Desta forma, o general Silva Neto, acompanhado do coronel Eric Cardoso dos Santos, subinspetor do IGPM, coronel Fábio Carballo, chefe do IGPM, e o coronel Adenir Fernandes, comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em Palmas, conheceu parte de toda a estrutura do Corpo de Bombeiros Militar.
Em reunião, o coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, comandante geral do CBMTO, relatou como é composta a corporação, o oficialato, a estrutura operacional, o efetivo, as armas, quais e quantos são os projetos em andamento, a exemplo dos Colégios Militares, Projeto Bombeiro Mirim, números de Batalhões e Companhias, além das participações em operações, como em Petrópolis - RJ, Recife - PE, nas Enchentes em várias regiões do Tocantins, Operação Jalapão Mais Seguro e Operação Praia (Em andamento).
“O objetivo é estreitar os laços entre as corporações e mostrar a parceria que existe da força auxiliar do Corpo de Bombeiros Militar com o Exército Brasileiro, no intuito, também, de apresentar produtos que a Força Terrestre do Exército disponibiliza para as forças auxiliares, e aumentar a integração que já é muito forte aqui no Tocantins”, destacou o general Silva Neto.
A inspeção terminou com a visita da comitiva à obra de construção da sede própria do QCG do Corpo de Bombeiros Militar, na Avenida JK, em Palmas. Os oficiais percorreram boa parte da estrutura, que é erguida pelo Governo do Tocantins em três pavimentos, com fachada envidraçada e que será o local dos serviços administrativos do Corpo de Bombeiros Militar.
“Saio muito satisfeito pelo que vi e pela integração que é muito forte, e que as corporações continuarão trilhando”, afirmou Silva Neto.