Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O concurso gastronômico Enchefs Tocantins 2022 acaba de selecionar os candidatos classificados para a seletiva final. Um total de seis profissionais de gastronomia foram selecionados nesta etapa, de um total de 10 inscrições. Pela primeira vez na história, o concurso no Tocantins teve duas categorias – Cozinha Profissional e Profissional Coquetelaria -.

Na categoria Cozinha Profissional foram classificados os chefs Antonio de Castro Barros, Daniel Luz Suenaga, Débora Almeida Lima Oliveira e Josué Pereira Amorim. E como Profissional Coquetelaria receberam o título Pablo Rufo e Pedro do Nascimento Junquilho. Eles terão de passar por prova prática no Senac Tocantins, que será realizada no dia 25 de junho, data e local em que será anunciado também o resultado final do concurso.

Nesta etapa, três pessoas – dois da categoria Cozinha Profissional e um de Profissional de Coquetelaria - serão selecionadas para representar o Tocantins na cerimônia do Prêmio Nacional Dólmã, que neste ano acontecerá em Macapá (AP), no mês de agosto.

O evento é realizado em todos os estados brasileiros e tem a coordenação estadual da chef embaixadora Ruth Almeida, do Raízes Gastronômicas. Segundo Ruth Almeida, o tema do evento neste ano é “Sabores e Saberes” e a proposta é de mobilizar os chefs de cozinha/cozinheiros e os profissionais da coquetelaria a valorizarem as suas atividades, através de uma titularidade de reconhecimento estadual.

Ainda segundo a chef de cozinha, a proposta é também de mobilizar todos os profissionais, através do uso de insumos típicos regionais, a valorizar a história, a cultura, o turismo e a economia local, tendo como elo a gastronomia. Chef de cozinha e consultora em gastronomia, Ruth foi vencedora da seletiva estadual em 2017, com o título de Embaixadora da Gastronomia do Tocantins, e do concurso nacional no ano passado, faturando a vaga de Embaixadora Nacional da Gastronomia.

Concurso

As seletivas estaduais acontecem via concurso aberto em todos os estados brasileiros e a seletiva nacional é feita via indicação dos demais embaixadores do Brasil. Atualmente, o País conta somente sete embaixadores nacionais, que têm a missão de difundir, valorizar e divulgar as riquezas da gastronomia dos estados brasileiros e do Brasil.

A titularidade de Chef Embaixador é vitalícia e representa a evolução do status da profissão de cozinheiro que passa a ter representação no estado, como também tem a responsabilidade de influenciar e motivar diretamente outros profissionais a se tornarem e verem como agentes de cultura, turismo e desenvolvimento econômico. Atualmente, são Embaixadores Nacionais os chefs César Santos (Pernambuco) Paulo Machado (Mato Grosso do Sul), Beto Pimentel (Bahia), Mônica Rangel (Rio de Janeiro), Cumpade João (Paraíba) e Mãe Neide (Alagoas) e Ruth Almeida (Tocantins).

O Enchefs é uma preparação do Prêmio Dolmã, considerado o Oscar da Gastronomia no Brasil. A honraria máxima da gastronomia brasileira é realizada pelo Instituto Multidisciplinar e foi idealizada pelo gerente de projetos e presidente do Grupo Conforto Gastronômico, Geraldo Guerra Junior, em junho de 2013.