Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma ação conjunta entre as gestões do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão foi realizada para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação foi dividida em duas atividades, ambas destinadas aos estudantes do povoado do Mumbuca, com objetivo de desenvolver a consciência ambiental dos alunos e engajá-los na preservação da natureza.

A primeira atividade teve como público-alvo crianças que estudam do 1º ao 5º ano e consistiu na realização de uma oficina, onde aprenderam a fabricar pássaros utilizando materiais recicláveis. A atividade contou também com a participação de professores.

A segunda atividade, destinada a estudantes do 6º ao 9º, conduzida pelo técnico Thomaz Tanaka, foi feita de maneira prática. “Andamos pela comunidade do quilombo Mumbuca, da região do centro em direção a um riacho, e juntos com os estudantes fomos identificando os impactos ambientais, como erosão do solo, disposição de lixo e sedimentos indo para o córrego”, explicou Tanaka.

Após fazer a identificação desses impactos, os estudantes foram chamados à ação e ajudaram a fazer uma limpeza geral, recolhendo lixo, galhos e rastelando o percurso. “Após a limpeza, refizemos o mesmo percurso para compararmos o resultado”, informou o técnico, ressaltando que a atividade teve caráter educativo, uma vez que mostrou na prática que pequenas atitudes ajudam a preservar o meio ambiente.

Treinamento

Ainda durante a Semana do Meio Ambiente, as equipes do PEJ e da APA fizeram treinamento com brigadistas voluntários dos quilombos Prata e Mumbuca. Durante o treinamento, eles receberam bombas costais e abafadores que são essenciais para combater queimadas ilegais e incêndios florestais. As bombas foram doadas pelo World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil) à Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros, que repassou aos voluntários.