Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação/Saúde

Foto: Divulgação/Saúde

Na busca por uma melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Tocantins levou ao Hospital Regional de Guaraí procedimento cirúrgico eletivo inédito. Pela primeira vez o hospital realizou cirurgias de colecistectomia com a tecnologia de vídeo. A novidade ocorreu nessa semana e foram beneficiadas duas pacientes com 42 anos e 64 anos, com problemas nas vesículas, devidamente cadastradas na Central Estadual de Regulação.

Os procedimentos foram realizados pelos médicos cirurgiões Felipe Alberto Mutran Lopes Branco e Valdir Francisco Odorizzi, os quais explicaram que a técnica moderna é considerada menos invasiva para o paciente auxilia com rapidez no pós-operatório e diminuir o tempo de internação

“A videolaprascopia oferta uma qualidade cirúrgica muito grande. A cirurgia é muito mais rápida. A estadia do paciente dentro do hospital é mais curta e com rápida evolução o paciente retorna ao trabalho. Estamos felizes de ter realizado este importante projeto aqui no Hospital Regional de Guaraí”, ressaltou o cirurgião geral Valdir Francisco Odorizzi.

A paciente Cleonice Marriel de Freitas comentou o atendimento recebido. “Eu já tinha tentado fazer este procedimento da forma convencional e não foi possível. Graças a esta nova técnica adotada no Regional de Guaraí eu resolvi meu problema, estou me sentindo bem e minha recuperação está ótima", disse. 

Sobre a Unidade

O Hospital Regional de Guaraí é uma unidade de média complexidade, Porte II, atende urgência, emergência, ambulatório e internação.