Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 1.500 pessoas entre crianças e adultos participaram de ações de conscientização ambiental no mês em que se comemora a Semana Mundial do Meio Ambiente no Tocantins. A BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em 47 municípios tocantinenses, realizou uma extensa programação com palestras educativas, rodas de conversa sobre meio ambiente, oficina de pintura, espetáculo teatral com o circo Os Kaco, visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto, limpeza de um córrego em Palmas e mutirão de combate à dengue.

“Falar de preservação é falar do futuro, precisamos cuidar agora para que aqueles que virão depois de nós tenham água limpa, um meio ambiente limpo. Temos que fazer a nossa parte”, destacou Claudia Rocha, que é aluna do curso de instalação hidráulica para mulheres do Senai/BRK.

A Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) também recebeu ações de educação ambiental. “Nós iniciamos o mês de junho com a palestra sobre a importância do meio ambiente com a BRK, que é uma parceria muito importante, já que no mês alusivo ao meio ambiente temos o programa Aprendiz que trabalha este tema com os nossos jovens”, pontua Jolina Amorim, coordenadora pedagógica do Renapsi.

Para José Mario Ribeiro do Espírito Santo, diretor de contrato da BRK, a programação com a comunidade reforça o compromisso da empresa em levar o saneamento para muito além do básico. “Conscientizar e sensibilizar estudantes, educadores, funcionários e comunidades para a responsabilidade individual de preservar o meio ambiente para que nunca falte para as gerações futuras. Esse tem sido o foco das nossas ações socioambientais nas regiões onde atuamos, pois entendemos que o nosso papel vai além da oferta dos serviços de fornecimento de água tratada e coleta e tratamento de esgoto", destacou o gestor.

Programação

Na capital, a BRK, em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), realizou um mutirão de limpeza no Córrego Bota e Tira. Além disso a programação também contou palestras em escolas e visitas às ETE e ETA de Palmas, rodas de conversa sobre meio ambiente, oficina de pintura e teatro sobre a importância da água na Praça BRK, no Janelas Casacor Tocantins.

Em Araguaína, cinco escolas públicas receberam palestras sobre meio ambiente e consciência ambiental: Colégio Militar do Estado do Tocantins Jorge Humberto Camargo, Colégio Estadual João Guilherme L. Kunze, Colégio Estadual Manoel Gomes da Cunha, Colégio Estadual Professor Alfredo Nasser, Colégio Estadual de Tempo Integral Sancha Ferreira. Aconteceu ainda um mutirão de combate à dengue com os funcionários da BRK, na sede da empresa.

No Sul do Estado, em Gurupi, foram realizadas visitas de estudantes à Estação de Tratamento de Água que atende ao município. Também aconteceram ações em Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

Semana do Meio Ambiente

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a comemoração da Semana Nacional do Meio Ambiente na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo é chamar a atenção de todos sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.