Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A maior festança junina da região Norte reuniu mais de 20 mil pessoas na cidade cenográfica do 30° Arraiá da Capital, na noite do último domingo, 26. A folia Junina foi marcada por animação com as apresentações das quadrilhas do Grupo Especial, do Coreto do Forró e o grande show da Cia do Calypso que fechou o último dia de programação após dois anos sem festa em razão da pandemia do coronavírus. A apuração das notas da competição acontece nesta segunda-feira, 27, com a consagração da junina campeã do Arraiá da Capital 2022.

"Estou muito feliz com mais esta edição do Arraiá da Capital. Voltamos com tudo, foram dias de muita alegria, sem ocorrências e com grande público. Estávamos com saudade dessa festa linda, que movimenta nossa cidade e nos enche de orgulho. Temos, sem dúvida, o maior evento junino do Norte do país", destacou a prefeita Cinthia Ribeiro após presenciar as apresentações das juninas e acompanhar o apagamento da fogueira e as queimas de fogos no circuito junino.

Na segunda noite de apresentações do Grupo Especial, quatros juninas brilharam na arena do arraiá. A junina ‘Pula Fogueira' foi a primeira a se apresentar, festejando o amor e o destino com a temática sobre 'As Leis do Coração'. Na sequência explorando o tema 'Bandeiras de São João' se apresentou para o público a ‘Fulô de Mandacaru'. Em seguida, foi a vez da premiadíssima ‘Cafundó do Brejo' que fez bonito com o enredo sobre o 'Amor pelo São João', trazendo músicas consagradas que fazem parte da folia. Para fechar o espetáculo, os quadrilheiros da ‘Pizada da Butina' não economizaram na ousadia com a performance que homenageou o prato mais amado do nordeste brasileiro, o cuscuz.

Depois de dois anos sem a tradicional festa de São João, o público palmense pode curtir cinco dias de uma programação repleta de muita dança e alegria, com apresentações das quadrilhas, comidas típicas e shows com artistas regionais e nacionais. O Evento é uma organização da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto).

A premiação das melhores agremiações do Arraiá de 2022, acontece na noite desta segunda, 27, na Arena de apresentações no estacionamento do Estádio Nilton Santos.