Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), alerta os pecuaristas para que vacinem até o dia 30 de junho, todas as bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 e 8 meses de idade contra a brucelose. O produtor deve também declarar a vacinação até o dia 10 de julho.

De acordo com a legislação, o produtor rural que deixar de vacinar as bezerras dentro do prazo pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado, R$ 127,69 pela não declaração e a sua ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozório, explicou que, após a vacinação das bovídeas, o produtor deve se dirigir ao escritório da Adapec onde realiza a movimentação do rebanho e declarar a vacinação, mediante apresentação da nota fiscal do produto e atestado de vacinação.

A vacinação contra a brucelose é obrigatória e só deve ser feita por médico-veterinário ou auxiliar de vacinador devidamente cadastrado na Agência.

Brucelose

A brucelose é uma doença infectocontagiosa crônica provocada por bactérias do gênero Brucella que atinge bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, entre outros, e pode ser transmitida para humanos por meio de contato com o animal infectado ou no consumo de produtos de origem animal não inspecionado.