Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Irã Argentina desejam se tornar membros do BRICS, grupo de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Segundo matéria das repórteres da Reuters, Parisa Hafezi e Lidia Kelly, 

Para o Ministério das Relações Exteriores do Irã, a adesão resultaria em "valores agregados para ambos os lados", informa matéria das repórteres da Reuters, Parisa Hafezi e Lidia Kelly.

Segundo a reportagem, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que está em viagem à Europa, reiterou nos últimos dias seu desejo de que seu País se ao grupo.

Ainda segundo a reportagem, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que autoridades argentinas não puderam ser contactadas de imediato para comentar sobre a intenção.

"Enquanto a Casa Branca pensava sobre o que mais poderia desligar, proibir ou estragar no mundo, a Argentina e o Irã se candidataram para entrar no Brics", disse Zakharova no aplicativo de mensagens Telegram, segundo a reportagem da Reuters.

Laços Estreitos

Segundo a reportagem, a Rússia vem há muito tempo pressionando para fortalecer os laços com a Ásia, a América do Sul e o Oriente Médio, e, recentemente, intensificou esforços visando resistir às sanções impostas pela Europa, Estados Unidos e outros países por causa da operação militar que realiza na Ucrânia. 

Nova força econômica mundial

O PIB estimado dos Brics em 2020 estava na casa de US$ 20,572 trilhões. O grupo forma um bloco econômico nos moldes do G7 (grupo dos 7 países considerados mais ricos) e tem uma aliança com interesses comuns que visa se tornar o principal protagonista do mercado global já que, em conjunto, formam o maior mercado consumidor do planeta, além de serem países com gigantescas riquezas naturais. (Da redação com informações da Reuters)