Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prazo de alistamento militar para os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2022 termina nesta quinta-feira, 30. Após esse prazo, é cobrada uma multa e o jovem concorrerá à seleção no ano seguinte. Além disso, não poderá se matricular em instituições de ensino, se inscrever em concursos públicos, tirar passaporte, entre outras implicações.

O alistamento presencial poderá ser feito nas três unidades do Resolve Palmas, na Avenida JK, no antigo Shopping da Cidadania, em Taquaralto, onde o atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8 às 18 horas; e no Shopping Capim Dourado, que tem atendimento das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

O alistamento também pode ser realizado pelo aplicativo oficial do Exército, que pode ser baixado nos aparelhos eletrônicos via plataformas digitais. As inscrições podem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br. Para o alistamento online, é necessário ter em mãos o CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone.

Ao se alistar, o jovem recebe um número de RA (Registro de Alistamento). O dado é necessário para acompanhar no site, a partir do mês de julho, se o candidato prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Aqueles que deverão comparecer à seleção geral serão notificados por meio de e-mail ou mensagem de texto no celular. A consulta poderá ser feita também pela internet ou presencialmente, de 15 de julho a 15 de agosto, nas unidades do Resolve Palmas. Após a primeira fase, que é o alistamento, vem a seleção geral, que será realizada entre os dias 09 de setembro e 04 de outubro, em que serão feitas as entrevistas e exames médicos.