Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), por meio da coordenação da Vigilância Sanitária, realiza nessa quinta-feira, 30, capacitação com os agentes comunitários de saúde e os de combate às endemias, visando orientar em relação aos trabalhos deste ano, de combate e prevenção de queimadas e a importância das ações para a manutenção da saúde pública.

O evento, que será intitulado ‘Queimadas urbanas: Crime ambiental e o seu Potencial de Intoxicações em tempos de Covid-19' será realizado no auditório da Vigilância Sanitária, das 8 às 12 horas. Os temas trabalhados serão ‘Queimadas, situação atual e suas consequências para o meio ambiente’ e ‘Impactos das queimadas na saúde humana'.

A capacitação soma-se aos demais esforços empregados pelo município, nas ações de prevenção, controle e combate às queimadas, especialmente no período mais seco do ano, entre os meses de julho a setembro, quando o uso do fogo é responsável pelos maiores prejuízos ao meio ambiente, financeiros e também à saúde humana.

Outras ações

Além do trabalho de prevenção, controle e combate a queimadas, desde 2021 o  município vem adotando a recuperação das áreas degradadas pelo fogo, logo após o período seco, com o plantio de árvores de espécies nativas, para recomposição da fauna original.

Palmas também conta com uma brigada de combate e controle de incêndios rurais e urbanos, ligada à Superintendência de Defesa Civil e que trabalha em parceria com os órgãos ambientais, do Município, Estado e Federal, Guarda Metropolitana Ambiental, Corpo de Bombeiros, dentre outros.