Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Canjica, atenção, pipoca, carinho, lanches, embelezamento, dança, refrigerante, atendimentos e roupas foram doados no arraiá da Prefeitura para pessoas em situação de rua, em Araguaína. O evento fez parte da 2ª Ação Social Solidária, que foi realizado no quiosque do Banho Solidário, na Praça das Bandeiras, no último dia 24. Mais de 60 pessoas participaram das atividades, sendo desses 37 beneficiados nos programas assistenciais.

“Araguaína é o coração de Deus. Muita gente roda e para aqui. Quem está aqui é muito bom, porque precisa ter muito carinho para trabalhar com gente de rua”, afirmou Rosa Maria. A também moradora em situação de rua Poliana conta que tem apoio social e de saúde do município. “Eu passo o dia no Caps, onde tomo medicamento, ou aqui no Banho Solidário. Só tenho que agradecer, porque é um trabalho muito difícil o dos assistentes sociais”.

Durante o evento foi ofertado serviços de corte de cabelo e barba, manicure e pedicure, banho e roupas limpas, por meio dos voluntários Adriano Barbeiro, e a instrutora Celia Lima e alunos do Centro de Geração de Renda. Para o arraiá, houve distribuição de roupas e comidas típicas, e dança de quadrilha. Além disso, o momento teve atendimento social e do Cadastro Único para recebimento de benefícios do Governo Federal.

De acordo com o coordenador do programa Banho Solidário, Marcos Antônio Ferreira, o evento tem objetivo de integração. “Por entender que a população em situação de rua é invisível, há necessidade de uma política pública. É um trauma que levou essas pessoas a estarem nessa vida difícil, e a musicalidade e o bem-estar mudam o comportamento deles, até a agressividade, eles ficam mais calmos”.

Estrutura de funcionamento

O Quiosque do Banho Solidário fica na Praça das Bandeiras e possui a estrutura com dois banheiros, sendo atualmente aberto das 8 às 14 horas, durante todos os dias da semana. O quadro de servidores é composto por assistente social, pedagogo e auxiliares de serviços gerais. O local é administrado pela Secretaria da Assistência Social.

Saúde nas ruas

Outro serviço que é oferecido às pessoas em situação de rua é o atendimento de saúde do Programa Consultório na Rua. A equipe é formada por quatro profissionais: técnico de enfermagem, enfermeira, assistente social e um agente social. De forma itinerante, o grupo percorre a cidade procurando atender in loco as pessoas em situação de rua, de segunda a sexta-feira, no período diurno, conforme a demanda.

Outro serviço gratuito para as pessoas em situação de rua é o tratamento contra dependência química, realizado no CAPS-AD 3 (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas) e no Centro Municipal de Tratamento de Dependentes Químicos Unidade de Acolhimento Adulto). O atendimento do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) também disponibiliza equipes para percorrer as ruas e realizar o Serviço Especializado em Abordagem Social.

(Foto: Marcos Sandes)