Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Baseado no livro da jornalista Malu Gaspar (Editora Record), o eletrizante Eike - Tudo ou Nada acaba de divulgar o cartaz oficial e confirmar a data de estreia nos cinemas: 22 de setembro. O longa-metragem, protagonizado por Nelson Freitas, percorre um breve, mas intenso período da vida do ex-bilionário Eike Batista, que já foi um dos homens mais admirados do Brasil e o sétimo mais rico do mundo. A história começa em 2006, quando a economia brasileira deslanchava por causa do pré-sal e Eike decidiu criar a petroleira OGX, empresa que o levou a perder a fortuna, o poder e o prestígio.

O longa-metragem é produzido por Tiago Rezende (Morena Filmes) e dirigido e roteirizado pela premiada dupla Andradina Azevedo que também assina a fotografia e Dida Andrade (A Bruta Flor do Querer e 30 Anos Blues). Mariza Leão e Marcio Fraccaroli assinam a coprodução. O longa também traz no elenco Thelmo Fernandes, Marcelo Valle, Bukassa Kabengele, Juliana Alves, Xando Graça, Jonas Bloch e André Mattos, além da participação especial de Carol Castro, interpretando Luma de Oliveira, ex-mulher de Eike.

Eike - Tudo ou Nada revela os bastidores de uma história extremamente midiática, mas que até hoje provoca controvérsia e curiosidade. A linguagem pop que é marca dos diretores confere ao filme uma estética moderna e ágil. Na adaptação, os ex-funcionários da Petrobras que saíram da estatal para fundar a OGX ganham nomes fictícios: Laerte, Kopas, Nelson, Zita e Odorico, o Dr. Oil. A produção é da Morena Filmes, em coprodução com Star Productions, e distribuição da Paris Filmes.

Sinopse

O filme percorre um breve, mas intenso período da vida do ex-bilionário Eike Batista, que já foi um dos homens mais admirados do Brasil e o sétimo mais rico do mundo. A história começa em 2006, quando a economia brasileira deslanchava por causa do pré-sal. Eike Batista decide criar a petroleira OGX e contrata os melhores homens da Petrobras para participar do leilão do pré-sal. Mas os planos megalômanos e uma série de decisões e alianças equivocadas fazem seu império ruir de forma tão espetacular quanto havia crescido. E o Brasil assiste, perplexo, à queda de Eike, que perde toda sua fortuna, poder e prestígio. Inspirado no livro da jornalista Malu Gaspar.