Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi a primeira de uma série reuniões que serão realizadas com mulheres empreendedoras em 12 regiões do Tocantins, abrangendo os 139 municípios, para divulgação do Prêmio Mulher que Transforma, da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). Nesta terça-feira, 5, será a vez de Gurupi e na quarta-feira, 6, Arraias.

O prefeito de Dianópolis, José Salomão, foi quem abriu o evento e destacou a importância da iniciativa ao estimular o empreendedorismo feminino. “Cerca de 51% da nossa população é formada por mulheres e é impressionante como elas estão ocupando os espaços que merecem nos negócios”, disse ele ao elogiar a iniciativa da Fieto.

Em sua palestra na Câmara Municipal, a consultora e idealizadora do projeto Mulher que Transforma, Nilmar Ruiz, falou da necessidade da representação feminina nas instâncias de poder. Mostrou as diferenças entre homem e mulher e encerou ao afirmar que quando mulheres e homens estiverem em igual número nas instâncias de poder e decisão teremos uma sociedade mais justa e mais fraterna. 

“O nosso sentimento é de dever cumprido, pois além de mostrar o quanto a Fieto é importante para o desenvolvimento do nosso estado, tivemos também a oportunidade de refletir sobre a situação da mulher na história e neste momento, bem como divulgar o prêmio, que mostrará exemplos de mulheres empreendedoras para incentivar que mais mulheres façam o mesmo”, afirmou.

Para empresária Joscemária Andrade, que assistiu a palestra atentamente, é importante para a sociedade ter mulheres de negócios e destacou por quê. “A mulher é detalhista, persistente e consegue fazer muitas coisas ao mesmo tempo”, disse ela, para em seguida elogiar a iniciativa da Fieto. “O Prêmio Mulher que Transforma é muito importante, pois além de incentivar a mulher a empreender e não perder o foco mostrará nossas histórias de luta”.

“Eu lidero homens e sinto muita dificuldade principalmente em relação à comunicação. Por isso, é fundamental estar motivada para não desistir e a palestra da Nilmar mostrou exatamente isso, nos passou força e coragem para seguir em frente”, destacou Raquel Rodrigues, empresária do segmento automotivo.

As inscrições para o Prêmio Mulher que Transforma, que visa fortalecer a representatividade feminina no segmento industrial do Tocantins através da identificação, reconhecimento e incentivo às empresas tocantinenses lideradas por mulheres, já estão abertas e seguem até o dia 5 de agosto. As empresas interessadas em participar devem acessar o regulamento e o formulário de inscrição no site da Fieto. Podem concorrer ao prêmio empresas sediadas no Tocantins que contenham no seu CNPJ a atividade industrial e que possuam pelo menos uma mulher na função executiva ou gerencial.

Serão selecionadas, por meio de uma comissão julgadora as histórias de sucesso de mulheres empreendedoras que transformaram seus sonhos em realidade e que inspiram e motivam outras mulheres a seguirem os seus exemplos.

As empresas vencedoras do Prêmio Mulher que Transforma receberão certificado de reconhecimento e prêmios, sendo o 1º lugar um notebook com processador intel core i7, o 2º um tablet smart e o 3º um smartphone.