Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) segue com a programação do '+Saúde nas Férias' ao longo desta semana. A próxima atividade ocorre nesta terça-feira, 5, das 13 às 18 horas, na Unidade de Saúde da Família (USF) Taquari. Na oportunidade, a equipe do Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes e Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) realiza uma roda de conversa, com participação das mulheres atendidas na USF, servidores da unidade e Centro de Referência em Atendimento Social (CRAS) do Taquari. 

O objetivo da roda de conversa é promover a prevenção da violência, compartilhar conhecimentos e experiências entre os diferentes serviços da rede de atendimento às mulheres. Com a mesma intenção, o Nupav realiza na quinta-feira, 07, outra  roda de conversa, só que em USFs da região Norte de Palmas. Serão contempladas as Unidades de  Saúde das  USFs da Arno 61 (503 Norte) e  da  Arno 71 (603 Norte). As rodas vão ocorrer das 8 às 10 horas. 

A programação do '+Saúde nas Férias' prossegue na sexta-feira, 08.  Das 7 às 11 horas, as equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Semus se deslocam para o Terminal Rodoviário de Palmas, onde fazem exposição de vetores das arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos, a exemplo da dengue, zika, malária, chikungunya e febre amarela), distribuição de folders e orientação sobre cuidados durante o período de férias.

No mesmo dia, a Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), promove imunização contra a gripe e Covid-19 na Feira da 304 Sul (AE-SE 31), das 16 às 20 horas. A Semus informa que a vacinação contra a gripe está liberada para toda a população a partir de seis meses de vida. Já a da Covid-19, durante a atividade externa, está liberada para o público a partir de 12 anos de idade. Para se vacinar, é necessário levar documentos pessoais (RG, CPF), cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Final de semana

A programação do '+Saúde nas Férias' começou no último dia 1º, com blitz educativa. No sábado, 02,  as equipes estiveram no Recanto do Lampião levando diversos atendimentos em saúde. No domingo, 03, as equipes estiveram na Feira do Bosque com o 'Busão do +Saúde', realizando imunização e também promoveram uma ação educativa sobre acidentes de trânsito. Adultos e crianças foram abordados com folhetos sobre trânsito saudável. Ainda no domingo, as equipes de fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) de Palmas realizaram ações de monitoramento junto aos comerciantes das praias da Capital. 

O '+Saúde nas Férias' tem o objetivo de proporcionar qualidade de vida com uma série de ações estratégicas durante o mês de julho, período em que muitas pessoas aproveitam para descansar de suas atividades diárias. (Secom Palmas)