Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Opinião

Roberto Pires é presidente do Sistema Fieto e diretor regional do Sesi/TO

Roberto Pires é presidente do Sistema Fieto e diretor regional do Sesi/TO Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Roberto Pires é presidente do Sistema Fieto e diretor regional do Sesi/TO Roberto Pires é presidente do Sistema Fieto e diretor regional do Sesi/TO

Como pai de duas meninas iniciando a vida escolar e de outros dois que já concluíram o ensino regular, acompanho de perto a revolução que a educação tem passado. O ensino tradicional é cada vez mais desafiado a chamar a atenção de alunos com acesso a tantas novidades e tecnologias. A inovação chegou para ficar também como uma necessidade nas metodologias de ensino em sala de aula.

À frente do Serviço Social da Indústria (SESI), instituição que completa hoje, 8 de julho, 30 anos de atuação no Tocantins, tenho a grata satisfação de concluir que estamos no caminho certo. Duas novas escolas do Sesi Tocantins estão na agenda, com tecnologia e recursos didáticos que não só acompanham, mas incentivam essa revolução tecnológica nas escolas.

As duas escolas do Sesi já existentes no Tocantins, uma em Gurupi e outra em Araguaína, já trabalham, por meio das mais diversas tecnologias, robótica e outros recursos, a demonstração prática de como aquele conteúdo oferecido em sala de aula faz parte do nosso dia a dia. Antes da obrigatoriedade de implementação, o Novo Ensino Médio já era realidade na Escola Sesi, direcionando o aprendizado dos alunos para áreas de conhecimento que despertem o seu interesse, sendo pioneiro na implantação.

Mas volto à grande novidade a qual me levou a essa certeza que menciono aqui.  Começamos a história desses 30 anos no Tocantins com sede em Araguaína, no norte do Estado, que também abrigou nossa primeira escola do Sesi. O tempo passou, essa revolução tem acontecido e reforçado a necessidade de ter instalações físicas ainda mais amplas e modernas, o que será realidade a partir de 2023. Teremos uma nova estrutura para a Escola Sesi de Araguaína, que retorna para o Centro de Atividades do Trabalhador (CAT).

Uma nova unidade educacional, a maior do Estado, também está planejada para começar suas atividades em 2024, contemplando a capital, Palmas. Nela, teremos também, recursos e tecnologia dentro das salas de aulas que, nesse futuro breve, deixarão cadernos e carteiras escolares tradicionais para dar espaço à computadores e espaços modulares adaptáveis à aula e ao tema do dia.

Estes investimentos buscam expandir em todo Estado a transformação dos trabalhadores da indústria e dependentes, por meio da educação, serviços para saúde e segurança no Trabalho e Promoção da Saúde, presentes na missão do Sesi. Os 30 anos de história do Sesi Tocantins somam a importância do passado com o aprendizado do presente e os desafios do futuro.

*Roberto Magno Martins Pires é presidente do Sistema Fieto e diretor regional do Sesi/TO.