Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um comerciante de 32 anos, dono de um estabelecimento especializado em lanches na região central de Palmas, foi preso na manhã desta segunda-feira, 11, por policiais da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Palmas, mediante cumprimento de mandado de busca e apreensão em seu estabelecimento comercial.

Conforme as informações preliminares, o comerciante era suspeito de ser receptador de produtos eletrônicos furtados e roubados. Durante as buscas foram encontrados dois aparelhos celulares e um notebook com procedência criminosa, configurando crime de receptação. 

Foram apreendidos ainda, 20 cigarros eletrônicos, conhecidos como "VAPS" ou "PODS", destinados à venda para clientes. Tal prática configura crime de contrabando, tendo em vista que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recentemente confirmou a proibição da comercialização deste tipo de produto no país.  

“As investigações apontaram que o estabelecimento ficava aberto durante toda a noite e os autores procuravam o local logo após cometerem os crimes para vender os objetos, já que sabiam que o comércio estaria aberto na madrugada. Tão importante quanto identificar os autores de furtos e roubos, é a identificação dos receptadores que fomentam a prática de crimes contra o patrimônio”, destaca o delegado de Polícia responsável pela investigação, Gustavo Henrique da Silva Andrade.

O delegado Gustavo Andrade faz um alerta à população. “É importante reforçar à população quanto à proibição de comercialização desses cigarros eletrônicos, que viraram febre entre os jovens, sobretudo o uso em festas pois acreditam muitas vezes ser permitido. Pelo contrário, é proibido pela Anvisa”, ressalta.

Após o cumprimento do mandado, o comerciante foi autuado em flagrante por crime de Receptação e Contrabando, sendo preso e encaminhado a Unidade Prisional de Palmas, estando à disposição da Justiça.