Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Do mês de julho a outubro, Palmas terá o período mais seco e com as mais altas temperaturas do ano. Sem os cuidados necessários, esses fatores climáticos podem ser propícios para o aparecimento de algumas doenças respiratórias, como rinite, sinusite e asma. Para promover o bem-estar dos cidadãos da Capital, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) orienta sobre a prevenção dessas doenças durante a estação.

A médica otorrinolaringologista da Semus, Thatiana Cunha Lopes, explica que a água é um componente essencial para o bom funcionamento do organismo e, por isso, é necessário ter cuidado com a hidratação. “Hidrate-se. Beba muita água. Sempre leve uma garrafinha com água para onde for para garantir a hidratação do corpo o dia todo.”

A especialista reforça para que as pessoas tenham atenção redobrada com relação à umidade do ar, que fica abaixo do ideal nesta época do ano. “Use umidificador de ar, toalhas molhadas ou até recipiente com água quando for dormir. Faça lavagem nasal diariamente com soro fisiológico para evitar sangramento”, orienta.

Outra orientação da profissional para garantir a saúde durante esse período é manter a casa sempre limpa e arejada. “O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis, cortinas e carpetes. Procure não usar vassouras que levantam o pó por onde passam. Se não for possível utilizar aspiradores, utilize panos úmidos. Ligue os ventiladores de teto para cima. Ligados para baixo, levantam a poeira que se misturam no ar que você vai respirar. Não queime lixo, nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.”

No caso de quem for frequentar as praias, Thatiana aconselha o cuidado com a exposição solar e boa alimentação. “Pratique atividade física, mas evite os horários onde a exposição solar é mais intensa, optando pelas manhãs ou final do dia. Use protetor solar, chapéu, guarda-sol e roupas leves. Hidratação é essencial. Tenha uma boa alimentação. É claro que você pode aproveitar as comidinhas da praia, mas com moderação.”

Mais cuidados para o período seco:

mantenha seu organismo hidratado;

evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;

preserve o ambiente arejado;

lave as mãos com frequência;

atualize sua caderneta de vacina;

desenvolva hábitos saudáveis, como tempo de sono adequado, alimentação equilibrada e exercícios físicos;

faça lavagem nasal diariamente, diminuindo, assim, a proliferação de vírus e bactérias.