Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação/CBMTO

Foto: Divulgação/CBMTO

Membro do Comitê Estadual do Fogo, o Exército Brasileiro, por meio do 22º Batalhão de Infantaria, de Palmas, terá aproximadamente 300 homens formados como brigadistas de combate a incêndio florestal. A formação já começou e é conduzida pela Defesa Civil Estadual e o 1º Batalhão de Bombeiros Militar. Serão duas semanas de atividades teóricas e práticas.

Em geral, os militares do Exército Brasileiro recebem orientações sobre primeiros socorros voltados ao incêndio florestal, ações preventivas em relação aos incêndios florestais, conceito e táticas e técnicas de combate. Além de conhecerem os variados tipos de equipamentos utilizados nas ações que visam extinguir as chamas, a exemplo de abafadores, sopradores, bombas costais, e outros.

O tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, explicou que a formação faz parte do Plano de Ação do Comitê do Fogo e contempla também pessoas contratadas pelas prefeituras municipais em várias regiões.

“A formação do efetivo do Exército Brasiliero é para que tenham condições, caso necessário, atuar em operação de incêndio florestal. Numa situação de emergência, acionados, a gente ganha tempo. E não deixa de ser um conhecimento a mais que os recrutas estão recebendo, pois estão no serviço militar obrigatório, que dura um ano”, destacou o coordenador-adjunto.

Erisvaldo Alves também pontuou outra possibilidade para os militares em formação, sobretudo aqueles que, por ventura, futuramente, precisarem, já estarão prontos e certificados para novos trabalhos.

“Após essa formação e o serviço militar, eles podem somar junto a seus familiares com essa visão diferente do incêndio florestal, das queimadas, podendo minimizar os impactos. E como vão receber certificados, é possível serem contratados pelo municípios como brigadistas, pois estarão prontos, capacitados”, disse o tenente-coronel.

Nesta semana, uma Companhia de fuzileiros que recebeu capacitação. Outras duas serão formadas na próxima semana. (Secom/TO)

(Foto: Divulgação/CBMTO)