Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes de 12 municípios do norte do Tocantins participaram do treinamento em controle químico para ações de vigilância em saúde, durante o mês de junho, em Guaraí. O treinamento foi ministrado pela Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins em parceria com o Projeto Novo Estado (PNE), de responsabilidade da Engie Brasil Energia. O curso de capacitação faz parte do Plano de Ação para Controle da Malária - PACM, que integra o Licenciamento Ambiental do PNE perante o Ministério da Saúde.

As cidades de Miracema do Tocantins, Miranorte, Tabocão, Guaraí, Colmeia, Pequizeiro, Itaporã, Bernardo Sayão, Pau D’arco, Rio dos Bois, Presidente Kennedy e Araguaína tiveram representantes participando da capacitação. Estes municípios estão diretamente relacionados com as obras do Projeto Novo Estado, que está implantando 1.800 km de Linhas de Transmissão de energia interceptando 24 cidades do Pará ao Tocantins. Cada município que participou do curso recebeu doação de uma proveta para auxílio na preparação das soluções para borrifação, assim como cada representante recebeu o seu certificado de participação. 

“Podemos dizer que essa capacitação é como uma semente que irá se transformar em uma árvore com muitos frutos, ou seja, a partir da capacitação os profissionais poderão trabalhar melhor suas ações e a população de seus municípios serão as maiores beneficiadas”, destacou Marco Aurélio Martins, da coordenação da malária no Tocantins.

Aulas teóricas e práticas foram realizadas durante três dias abordando controle de doenças vetoriais, introdução a epidemiologias, vigilância da malária, insetos como transmissores de doenças e importância da entomologia no controle de vetores da malária. Além disso, houve discussão sobre a introdução ao uso de produtos químicos, toxicologia aplicada ao controle de vetores e prática de aplicação espacial com bombas costais motorizadas e manuais.

De acordo com o participante Maxwel Silva, a oportunidade de conhecimento foi singular para o trabalho de combate às endemias na região. “Só tenho a agradecer pela equipe de professores gabaritada no domínio do conteúdo. É uma ótima iniciativa, todos saíram muito afiados para disseminar o conteúdo com as equipes dos nossos municípios”, elogiou.