Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: PF/TO

Foto: PF/TO

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19/07/2022) a “Operação Voo de Ícaro” com o objetivo de apurar possíveis crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro praticados por empresários, agentes públicos e agentes políticos no Estado do Tocantins.

Cerca de 26 policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia/GO e Palmas/TO, todos expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Tocantins.

Além do cumprimento dos referidos mandados, foi determinado pelo Poder Judiciário o sequestro e a indisponibilidade de bens dos investigados até o limite do suposto dano ocasionado (R$ 13.780.681,70).

O inquérito apura a suspeita de que determinado ex-agente político estaria ocultando bens e valores de origem ilícita em nome de terceiros, através, dentre outras formas, da aquisição/construção de imóvel de alto padrão em condomínio de luxo em Goiânia-GO.

As diligências deflagradas visam identificar todas as pessoas que participaram das supostas ações criminosas, colher mais elementos probatórios para a comprovação dos fatos e recuperação dos recursos.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas que somadas podem chegar a 18 anos de reclusão, além da perda de bens e valores suficientes para a reparação do dano decorrente da infração penal.

Operação Voo de Ícaro 

O nome Operação Voo de Ícaro (personagem da mitologia grega que voou muito próximo do sol e suas asas derreteram) remete à forma como as ações dos investigados, ostentando com os valores desviados, contribuíram para identificar os indícios dos crimes investigados nesta operação. (Com informações da PF/TO)