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Quando a Ford anunciou que iniciaria as vendas no Brasil da picape Maverick, a expectativa inicial foi que, finalmente, a Toro teria uma concorrente em pé de igualdade, afinal em 2021 o modelo da Fiat teve quase 71 mil unidade comercializadas e a Oroch, até então sua única concorrente, apenas 12 mil unidades.

O Conexão Tocantins teve a oportunidade de conhecer e avaliar a importada Ford Maverick, que é comercializada no Brasil na versão única e exclusiva para o mercado brasileiro Lariat FX4. E aqui está a resposta sobre a concorrência com a Toro: a nova picape da Ford, com preço na faixa dos R$ 233 mil, concorre com a Toro apenas na versão topo de linha, a Ultra Turbodiesel AT9, que tem preço na faixa de R$ 223 mil.

Desta forma a Ford Maverick, equipada com motor 2.0 EcoBoost de 253 cavalos de potência, transmissão automática de oito velocidades, tração AWD inteligente, cinco modos de direção e que acelera de 0 a 100 km/h na casa de sete segundos terá pouca ou quase nenhuma força para mudar a atual realidade do segmento.

Vai apenas brigar por um nicho desse importante segmento: o topo de linha e não versões mais simples, menos equipadas, de entrada. É importante lembrar que no lançamento da Maverick a Ford informou que a picape global estava chegando ao mercado brasileiro para ampliar o portfólio da marca e “inaugurar um novo segmento”, embora fique difícil não colocar o modelo como concorrente na versão topo da Fiat Toro, como mencionado nos parágrafos acima.

Agradável e com muita personalidade, a Ford Maverick traz os elementos de estilo da família de picapes da marca, como capô imponente, silhueta quadrada de superfícies limpas e sólidas e rodas posicionadas para fora da carroceria. A linha de cintura e o centro de gravidade mais baixos facilitam o acesso à cabine e à caçamba. Esse desenho amplia também a área envidraçada, aumentando a interação dos passageiros com o ambiente externo.

Os faróis em C unidos à grade e conectados por uma barra são outra assinatura das picapes Ford. A parte inferior do para-choque, na cor preta, incorpora dois ganchos de reboque funcionais. A traseira com uma barra conectando as duas laternas também é característica da linha. O distintivo Lariat na lateral e o emblema FX4 na traseira identificam a versão. Já a placa de licenciamento traseira foi deslocada para a direita para atender o padrão Mercosul.

A caçamba traz o sistema “Flexbed”, com rebaixos, pontos de amarração e acessórios que permitem adaptar o espaço a cada tipo de carga, além de um compartimento lateral com tomada para acessórios. A tampa vem com trava elétrica e pode ser ajustada em três posições para acomodar objetos maiores. Sua capacidade de carga é de 617 quilos e a caçamba comporta 943 litros.

O interior combina tons escuros, cinza e ocre e tem detalhes cobreados nas saídas de ar, no console e nas portas para sinalizar os pontos de contato com o veículo. Os painéis de portas são esculpidos em formato de pedra, com descansa-braço dividido para acomodar uma garrafa de água.

Os bancos trazem acabamento premium e ajuste elétrico em oito posições para o motorista. Para o passageiro, o ajuste é manual em seis posições. O volante revestido em couro conta com regulagem de altura e profundidade. Entre os vários porta-objetos, o destaque é um compartimento de 73 litros sob o banco traseiro, totalmente vedado, que permite transportar até itens molhados.

O console central tem porta-objetos e descansa-braço integrados. Além do seletor rotativo de câmbio, ele reúne os comandos eletrônicos do veículo: controle de tração, freio de mão elétrico, modos de direção, start-stop, controle automático de descida e auto hold.

O banco traseiro conta com um descansa-braço central, duas entradas USB (tipo A e C) e seu espaço pode ser usado para transportar uma bicicleta transversalmente – acomodada também pelo desenho das portas. Os tapetes em formato de bandeja facilitam a limpeza e protegem o carpete.

Os cinco modos de condução – Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte – ajustam automaticamente o mapa de aceleração, torque, rotação na troca de marchas e sensibilidade do controle de tração e estabilidade para cada tipo de piso. Suas rodas de 17” com pneus todo-terreno 225/65 R17 garantem ótimo desempenho também nas trilhas.

Outra vantagem da Maverick é a economia de combustível: faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. O sistema start-stop e a grade dianteira ativa contribuem para a sua eficiência categoria A do Inmetro.

A Maverick traz soluções desenvolvidas a partir das necessidades do cliente. O teclado para abertura da porta instalado na coluna B, por exemplo, pode ser usado quando se quer dar um mergulho sem levar a chave. Além dos equipamentos de praxe, ela vem com direção elétrica, ar-condicionado de dupla zona, acesso e partida sem chave, painel digital de 6,5”, para-brisa acústico, estepe de tamanho normal, alarme perimétrico com imobilizador e janela traseira com acionamento elétrico.

Além da conectividade FordPass Connect para comandos, informações e alertas remotos pelo celular, a nova picape vem com: faróis de LED automáticos, sete airbags, ar-condicionado de dupla zona, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, auto start-stop, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, controle de estabilidade e tração, câmera de ré e teclado para abertura das portas por código, entre outros equipamentos.

O sistema de conectividade FordPass permite dar partida remota e agendada, de qualquer lugar, para deixar a cabine na temperatura ideal na hora de sair. É possível também travar e destravar portas, checar o combustível e a pressão dos pneus, localizar o veículo, receber alertas de alarme e funcionamento, acessar o manual do proprietário e agendar serviços nas concessionárias pelo celular.

Outro diferencial da Maverick é o pacote de itens de segurança. O assistente de frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas pode parar totalmente o veículo a até 50 km/h se o motorista estiver distraído (acima disso, reduz o impacto). O freio de mão elétrico conta com sistema auto hold, acionado automaticamente após 2 segundos de parada.

Ela também vem com sete airbags, assistente de frenagem pós-colisão, controle automático em descidas (ajustável a até 32 km/h), assistente de partida em rampa, farol alto automático e câmera de ré. A estrutura reforçada da carroceria, o radiador robusto e o protetor metálico sob o veículo são outros itens que trazem confiança na sua condução.