Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No sábado, 23, militares da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS) do Corpo de Bombeiros Militar, realizaram o resgate do corpo do jovem Gustavo Lourenço Rodrigues, 20 anos, que desapareceu no Rio Araguaia, na zona rural de Caseara, região Oeste do Estado, no final da tarde de sexta-feira, 22.

Segundo relatos de terceiros, a vítima estava aproveitando o momento de lazer com familiares e amigos na beira do rio, porém, durante uma brincadeira entre os jovens, dentro da água, Gustavo percebeu que oito dos jovens, incluindo seu irmão mais novo, começaram a se afogar por terem caído numa vala no rio. Gustavo conseguiu salvar o irmão, mas se afogou e não retornou à superfície.

Assim que houve o chamado ao Corpo de Bombeiros Militar, uma equipe de mergulhadores da CIBS se deslocou para o município de Caseara, na madrugada de sábado. Diante das informações colhidas e visualização do local, que apresentava pouca correnteza, profundidade de quatro metros, visibilidade baixa e alguns locais de remanso, a equipe traçou o plano de ação, realizando vários mergulhos em locais possíveis, indicados por testemunhas, porém não houve sucesso.

No período da tarde, com o apoio do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública, após um sobrevoo na área demarcada, os tripulantes avistaram o corpo da vítima ainda em meia água e sinalizaram para os mergulhadores do Corpo de Bombeiros, que conseguiram recuperar o corpo do jovem e o levaram para a margem da praia.

A perícia e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados, e após os procedimentos cabíveis, o corpo foi passado para o IML de Paraíso do Tocantins.

Corpo encontrado por barqueiros

Na tarde do domingo, 24, militares do 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Gurupi foram acionados para resgatar o corpo de um homem de 43 anos, encontrado por barqueiros locais, boiando no leito do Rio Tocantins, há 1km da Praia da Tartaruga.

Após a retirada, os militares entregaram o corpo da vítima à Polícia Militar do município e ao Instituto Médico Legal (IML).

Mulher é salva em Pedro Afonso 

Militares faziam ronda na Ilha Tocantins, quando flagraram uma senhora se afogando, na tarde de sábado, 23. A vítima foi encontrada por uma equipe de policiais e bombeiros em trabalho preventivo junto aos banhistas da localidade.

Ela estava a cerca de 50 a 60 metros da margem da praia. E assim que os militares a viram se afogando, um dos socorristas pulou da embarcação e conseguiu resgatá-la. Antes de percorrer a Ilha, utilizando a embarcação, os militares fizeram trabalho de orientação aos banhistas e barqueiros, quanto à atenção e cuidados com as normas de segurança nas áreas de banho. (CBM/TO)