Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcelo Martin

Foto: Marcelo Martin

A Guarda Municipal de Araguaína (GMA) está capacitada para identificar veículos clonados. A técnica para avaliar adulterações de placa e chassi foi ensinada pelo Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) e será utilizada nas fiscalizações de rotina e blitzen.

O curso contou a prática de avaliação de carros e motocicletas. “Nós avaliamos o aprendizado dentro do pátio onde ficam recolhidos os veículos com alguma irregularidade. Logo nas primeiras análises já descobrimos sete motos com adulterações”, contou o guarda Rômulo Morais.

A técnica avalia elementos dos veículos, que são de fábrica e sensíveis até às pequenas alterações. O adulterador não consegue fazer a alteração sem destruir características deixadas pela máquina na construção das peças.

De acordo com o comandante da GMA, Sebastião Lima, o aperfeiçoamento dos guardas precisa ser constante para prestar o melhor serviço à comunidade. “Quero agradecer ao BPMRED por fornecer esse curso gratuitamente. Essa é a mesma técnica utilizada nas rodovias e que, em muitas vezes, auxilia em grandes apreensões de drogas”, explicou.

Capacitação continuada

O curso de identificar veicular faz parte da capacitação continuada dos guardas, que já passaram por treinamentos de tiro policial, de abordagem pessoal a suspeitos e criminosos, com algemação, direito civil, condução, ação em viaturas e motocicletas, entre outras. Já são quase 1.000 horas de curso, incluindo o de formação com 732 horas de duração, sendo 90 dias de curso em período integral.