Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de medidas de prevenção de urgência após exposição de risco de infecção para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. A chamada Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) é oferecida gratuitamente pelo SUS em qualquer situação que possa oferecer o risco de contágio, dentre elas a violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento) e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

Na rede municipal de saúde da Capital, a PEP é oferecida, por se tratar de uma medida de urgência, na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA Norte) e em hospitais. A Semus destaca que a profilaxia deve ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo em até 72 horas.

O tratamento é continuado por 28 dias e o paciente é monitorado pela equipe de saúde, inclusive após esse período, realizando os exames necessários. O acompanhamento é feito, na Capital, pelo Núcleo de Assistência Henfil, localizado na quadra 404 Norte (Arne 51). O estabelecimento de saúde pública conta com equipe multiprofissional e realiza ações que visa à promoção e educação em saúde no município, como o Centro de Testagem e aconselhamento por livre demanda.