Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Empreendedoras de Miracema do Tocantins, primeira capital do Estado, conheceram na noite dessa quarta-feira, 27, o Prêmio Mulher que Transforma, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), em parceria com a consultora e idealizadora do projeto, Nilmar Ruiz, que também trouxe a palestra O Poder Transformador da Mulher.

O Prêmio pretende identificar, reconhecer e incentivar empresas lideradas por mulheres, de forma a contribuir e fortalecer a representatividade feminina no segmento industrial do Tocantins. Bem como, inspirá-las a desenvolverem suas ideias por meio do empreendedorismo e dar visibilidade a esses negócios.

Para a palestrante Nilmar Ruiz, a força da mulher é uma importante ferramenta no setor produtivo tocantinense. “Aqui em Miracema o interesse das empresárias foi muito grande! Muitas histórias de desafios, superação e sucesso. As duas maiores empresas da cidade, o frigorífico e a cerâmica, são administradas por mulheres. Em todas as regiões que apresentaram o Prêmio Mulher que Transforma, ficou evidente a força da mulher tocantinense no setor produtivo e a sua importância para o desenvolvimento do Tocantins”, destacou a consultora.

Cleyane Ferreira, empresária do ramo de cerâmicas, já garantiu sua participação no Prêmio e fez sua inscrição. "Há pouco tempo que estou em Miracema, mas foi um desafio grande para eu vir para cá, pois sempre morei em Palmas, mas nunca fui tão feliz. É um desafio liderar uma cerâmica. Comecei com 23 colaboradores e agora, estou com 45. Tem sido um desafio, a vida é um constante desafio, mas é ótimo encarar de frente meus problemas. Se conhecer é importante. Topo qualquer desafio que aparecer na minha frente, já errei muito, e vou continuar errando, mas tenho muita vontade de aprender. Quero crescer aqui em Miracema, criar meus filhos, ensiná-los sobre valores. A cidade foi um presente na minha vida”, afirmou a empreendedora.

Já Lucimar Rauch, que veio da região Sul para o Tocantins há mais de 18 anos, contou que não luta para ser diferente do homem, mas para estar ao lado, na mesma igualdade. “Nós como mulheres podemos estar em qualquer área. Não acho que somos superiores aos homens, estamos no mesmo nível. Este é o meu ponto de vista. Tudo vem para somar”, disse a empresária.

Em breve relato de sua história, Lucimar destaca que sempre trabalhou para não depender do marido. “Na minha experiência de vida desde que vim para cá, há 18 anos e 1 mês. Eu já morei na roça, já vendi frango, vendi ovo, tudo serviço digno, mas nunca precisei pedir dinheiro ao meu marido. Ao passar dos anos, meu marido, gerente de uma fazenda e eu junto, mas sempre fiz meu pé de meia separado. Vim para cidade em 2008 quando minha filha começou a fazer faculdade. Aqui eu já tinha minha casa. Daí comecei a trabalhar numa loja de confecção e ali era onde eu queria estar”, contou.

“Após alguns meses, tive a oportunidade de comprar uma loja. Ela era só de marca, só roupa de grife. Eu não quis comprar, pois estava acomodada com meu emprego, só que minha filha me fez ir em um escritório de contabilidade e lá o contador me deu o maior incentivo que uma mulher pode escutar. Ele disse para eu ir e pagar, para eu não deixar Miracema perder essa loja. Se não der certo, eu te pago ela de volta, você não perde dinheiro. Com este incentivo, tenho a loja. Hoje, eu e minha filha abrimos um açaí com pastelaria, é vem mais coisa boa por aí”, relatou Lucimar afirmando que fará a inscrição para concorrer ao Prêmio Mulher que Transforma.

O Prêmio

A programação de lançamento do Prêmio Mulher que Transforma abrange os 139 municípios tocantinenses, divididos em 12 regiões. O prêmio já foi divulgado em Arraias, Dianópolis, Gurupi, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis. Nesta quinta-feira, 28, será a vez das empreendedoras de Guaraí conhecerem o Prêmio da Fieto.

 A cerimônia de revelação das vencedoras acontece no dia 18 de agosto, em Palmas.