Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Estado do Tocantins cadastrou no primeiro semestre de 2022 um total de 403 estabelecimentos aquícolas e, com isso, o total de unidades cadastradas junto à Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) é de 659 - antes havia apenas 256 cadastros ativos.

De acordo com a Adapec, o objetivo é intensificar esta ação no segundo semestre e atingir o maior número possível de pisciculturas catalogadas no Estado para melhorar o controle sanitário da espécie.

Para o responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (PESAA), Elias Mendes, o quadro é positivo. “Avaliamos como positivo os resultados até agora. Além disso, capacitamos neste período mais de 100 profissionais da Adapec que estão em campo atendendo e levando informações e orientações importantes aos piscicultores, principalmente sobre as boas práticas de manejo sanitário", afirma. 

O técnico acrescentou ainda que o treinamento dos profissionais associado ao cadastro das pisciculturas reforçará a sanidade aquícola do Estado. “A piscicultura é uma atividade com grande potencial produtivo no Tocantins e com excelentes perspectivas de desenvolvimento econômico. Por isso, este trabalho é importante para o controle sanitário de doenças que afetam os peixes", frisa. 

Cadastro

O cadastro deve ser feito por todos os piscicultores do Tocantins, tanto aqueles que estão na zona rural ou urbana e independente da finalidade do estabelecimento aquícola. Ele é gratuito e o produtor poderá fazê-lo no escritório da Adapec do seu município.