Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Personalidades que participaram da construção de Palmas e ainda ajudam a escrever a história da Capital do Tocantins estão retratadas na mostra fotográfica ‘Palmenses – em frente, a nossa história’, que pode ser visitada pelo público desta terça-feira, 2, no Museu Histórico Palacinho. A abertura da exposição aconteceu na tarde da segunda, 1º de agosto, com a presença de autoridades e convidados.

São 41 homenageados, retratados em preto e branco, além de uma sequência de fotos coloridas que traduzem as características socioculturais da Capital. Todas as imagens foram produzidas pelo fotógrafo Edu Fortes. A mostra é uma iniciativa da Associação Amigos do Palacinho, com parceria da Prefeitura de Palmas e apoio da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto).

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, prestigiou a abertura oficial da exposição e comentou sobre a iniciativa. “Feliz da cidade, do povo, do estado que investe na sua história, na sua cultura. Hoje estamos homenageando pessoas que construíram e constroem Palmas. Eles deixaram seus lugares de origem para viver um novo sonho. Nós somos a soma de todas essas histórias."

Idealizador da Associação Amigos do Palacinho, entidade responsável pela mostra, José Wagner Praxedes iniciou sua fala homenageando o governador Siqueira Campos, que comemorou aniversário no dia da abertura da exposição. “Nosso objetivo é ampliar as ações aqui no Palacinho. Por meio dessas exposições queremos trazer à população, apresentar o Tocantins. O Museu por ele só já tem muita história," destacou Praxedes.

“Essa mostra vem complementar a proposta do Palacinho, quando o museu retoma suas ideias ele vem apresentar o seu espaço físico e arquitetônico, e a mostra fotográfica ‘Palmenses’ traz o elemento urbano, junto com a casa, o palácio temos os palmenses. É uma oportunidade de o público conhecer as pessoas que estavam aqui desde o início”, detalha José Eduardo Rodrigues, curador da mostra. Ele ressalta que as 41 personalidades retratadas na exposição representam cada uma das pessoas que, de uma forma ou de outra, ajudam a construir Palmas.

Palacinho

O Museu Palacinho foi o primeiro edifício construído em Palmas e a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins. Feito em madeira de jatobá, o Palacinho encontra-se na parte alta da cidade, na quadra ASR-NE 15 (Antiga 112 Norte), com entrada pela Av. NS-10. O horário de visitação da exposição é das 8 às 17 horas, de segunda a sábado.