O Dia ‘D’ de Sensibilização e Prevenção às Queimadas, será realizado nesse sábado, 6, no Distrito de Taquaruçu, pelo Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio), sob a coordenação da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), e tem como meta orientar os moradores da região sobre os riscos do uso fogo no período de estiagem.
Além desta ação, a região de Taquaruçu Grande também receberá o mesmo evento no dia 13. Com este trabalho a expectativa é que o registro de queimadas seja reduzido, evitando o empobrecimento do solo, que compromete a vida da fauna e flora, traz riscos de agravamento da saúde humana e a possibilidade de incêndios, com destruição de patrimônio.
O trabalho irá percorrer várias propriedades e deve contar com a participação de técnicos da FMA, Energisa, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Empresa BRK Ambiental.
As ações em Palmas de controle e combate às queimadas acompanham a legislação federal, que suspendeu o uso do fogo por meio do Decreto 11.100/2022, que tem como prioridade prevenir os incêndios durante os meses mais secos do ano, de julho a outubro.
Balanço
Nos meses de junho e julho, as equipes da Educação Ambiental e da Brigada Municipal levaram informações e orientações sobre medidas de prevenção de incêndios e queimadas, bem como implicações do descumprimento a legislação ambiental a 157 propriedades rurais, beneficiando diretamente 71 proprietários.
As mesmas informações foram repassadas às escolas do município, alcançando um público de 651 estudantes, que tem o objetivo de levar informações à comunidade sobre a legislação ambiental, bem como orientar sobre os riscos do uso fogo no período de estiagem. No dia 13 de agosto será a vez da comunidade de Taquaruçu Grande receber o evento.