Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Thaís Ramalho

Foto: Thaís Ramalho

A partir desta semana já está disponível, no Sistema de Diárias do Governo do Tocantins, uma nova funcionalidade desenvolvida pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI): a ferramenta de baixa contábil. O serviço, que antes era desenvolvido manualmente pelos servidores, após o preenchimento do relatório de viagens, agora poderá ser feito de forma eletrônica.

O desenvolvedor do sistema, Patrício Marques, ressaltou que a ferramenta estava implantada desde o dia 22 de julho e, após testes e validação com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará disponível para todas as secretarias e autarquias a partir desta semana. “Os servidores, que antes precisavam fazer todo serviço manual, de prestar contas do dinheiro recebido referente à diária, agora poderão acessar essa ferramenta no próprio Sistema de Diárias e tê-la, também, integrada ao Sistema Integrado Administrativo do Tocantins (Siato)”, explicou.

A gerente de Sistemas de Gestão, Janeide Pereira, reiterou que o intuito da equipe técnica é disponibilizar às secretarias e autarquias, ferramentas que otimizem os trabalhos diários. “Estamos em constantes reuniões com as pastas, sempre no intuito de alinhar as demandas e fazer os atendimentos das demandas seja por meio da disponibilização de ferramentas que otimizem as atividades dos servidores ou correções nos sistemas”, disse.

A coordenadora de Diárias da SES, Márcia Cirino, visitou a ATI para agradecer o empenho da equipe técnica da Gerência de Sistemas de Gestão. Na oportunidade, ela frisou que o avanço no sistema surpreendeu, positivamente, a todos. “Chegamos na ATI com uma demanda e o desenvolvedor já estava com a solução além do que esperávamos. Esse avanço nos surpreendeu positivamente e não poderíamos deixar de reconhecer a equipe que nos atendeu com muita eficiência”, avaliou.

O presidente da ATI, George Brito, destacou que a tendência é que o Governo do Tocantins, por meio da ATI, aumente a oferta dos serviços digitais. “Vivemos a era da transformação digital e a ATI tem trabalhado nesse sentido de aumentar a oferta dos serviços digitais aos servidores públicos e à sociedade em geral. Dessa forma, a ferramenta de baixa contábil, do Sistema de Diárias, chega para otimizar o trabalho dos servidores e para garantir uma entrega ágil do serviço. Nesse sentido, a Agência já prepara um vídeo tutorial para auxiliar os servidores na utilização dessa nova funcionalidade”, finalizou.