Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

Maior referência em saúde pública do Tocantins e região Norte do País, o Hospital Geral de Palmas Dr. Francisco Ayres (HGP) completa 17 anos nessa quarta-feira, 10, oferecendo assistência em média e alta complexidade à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), dos 139 municípios tocantinenses e de estados vizinhos.

Inaugurado em 10 de agosto de 2005, sendo uma instituição assistencial, de ensino, de natureza pública, sob gestão da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e classificado como hospital de porte III, o HGP iniciou as atividades com 160 leitos cadastrados, 146 médicos e ofertava somente um serviço de cardiologia sem alta complexidade e uma neurocirurgia que ainda precisava encaminhar pacientes com casos complexos para a capital goiana.

Atualmente a unidade conta com cerca de 554 leitos entre internação, observação e leitos de UTI adulta e pediátrica, conta com 44 especialidades médicas adultas e 17 pediátricas e tem com cerca de 3.500 servidores, além de 270 trabalhadores de empresas terceirizadas que atuam nas suas dependências.

O hospital é uma unidade ‘porta aberta’ e possui o mais completo Serviço de Urgência e Emergência do Estado, sendo referência para os serviços de remoção de pacientes da capital, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros. O pronto socorro funciona ininterruptamente 24 horas, todos os dias da semana e conta com médicos emergencistas, neurocirurgiões, neurologistas e ortopedistas, além de cirurgiões buco maxilo facial, como componente das especialidades de entrada, realizando atendimentos e cirurgias de urgências/emergências.

Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, que trabalha na unidade desde a inauguração, acompanhar o crescimento nesses 17 anos é motivo de orgulho. “O HGP pra mim é uma família, é onde passo a maior parte do meu tempo e onde aprendo e me emociono diariamente, com as centenas de histórias de vidas que foram salvas ou mudadas depois que passaram pela unidade. São 17 anos cuidando com amor e dedicação dos nossos pacientes, e sou muito grato por fazer parte dessa história”, afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, falou sobre a importância da unidade hospitalar e do trabalho das equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na ampliação e melhoria dos serviços dentro do hospital. “Sabemos da importância dessa unidade para a população tocantinense e trabalhamos em prol dos usuários e dos servidores, que não medem esforços para receber bem todos que precisam do HGP. Os profissionais que atuam no HGP são de excelência e para melhorar ainda mais a oferta dos serviços estamos com obras de ampliação do pronto socorro, que terá 54 novos leitos, dobrando sua capacidade e de mais 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, que terão 50 entregues até o final de setembro e 30 até o final de 2022”, destacou o gestor.

Serviços especializados

Além das especialidades médicas o HGP conta com o serviço de Banco de Olhos, transplante de córnea, hemodinâmica, imagenologia (ressonância magnética, tomografia computadorizada, radiologia, mamografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia, colonoscopia, retossigmoidoscopia, broncoscopia, Serviço de Internação Domiciliar (EMAD), serviço de reconstrução crânio buco maxilo facial, Unidade de Cuidados do AVC (UAVC), Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), Unidade de Terapia Intensiva-  (UTI) - adulto e pediátrico-, odontologia hospitalar (clínica, intensiva e para pessoas com deficiência).

Infraestrutura

Dentre as mudanças na infraestrutura nesses 17 anos, o HGP teve a ampliação do prédio de enfermarias, para quatro pavimentos cada um com cerca de 100 leitos; construção de mais seis salas cirúrgicas; construção do espaço de Recuperação Pós Anestésica (RPA), no centro cirúrgico com 13 leitos; ampliação da RPA de hemodinâmica, de cinco para 10 leitos; ampliação da Central de Material e Esterilização (CME), que agora segue as normas técnicas vigentes; construção da UTI pediátrica com 20 leitos, construção do pronto socorro pediátrico com 23 leitos; reforma e ampliação do ambulatório de especialidades, que dispõe de 14 consultórios e uma sala de pequenos procedimentos; adequação de espaço para o ambulatório pediátrico com quatro consultórios; adequação de espaço para o ambulatório de quimioterapia e oncologia, com uma sala de infusão com 14 poltronas, sete consultórios e uma sala de pequenos procedimentos.