Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação AEM/TO

Foto: Divulgação AEM/TO

No próximo domingo, dia 14 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais, data em que muitos expressam seus sentimentos por meio da troca de presentes e momento em que o comércio varejista se prepara para o aquecimento das vendas. São inúmeras as opções de produtos disponíveis no mercado, com preços e promoções variadas visando atrair o cliente e não deixar passar a data em branco.

Eletroportáteis, eletrodomésticos, vestuário, cosméticos, perfumes, alimentos e serviços, entre outros, estão na lista de mercadorias mais procuradas no período.

Contudo, para que as compras sejam seguras e que o consumidor evite aborrecimentos desnecessários, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Tocantins, orienta a população sobre o que observar na hora de ir às compras do presente do pai.

O presidente da AEM, Anderson Luiz Justino Martins, orienta ser importante que o consumidor se informe antes de adquirir o produto desejado. "Observando com atenção os rótulos e as etiquetas informativas para evitar desgastes ou mesmo problemas futuros, inclusive acidentes de consumo”, reforça o gestor.

Eletroportáteis e eletrodomésticos são produtos que devem ter o Selo Inmetro

De acordo com o Inmetro, os produtos considerados com “campeões de venda” são barbeadores, torradeiras, sanduicheiras e fornos elétricos. O consumidor deve sempre ter o cuidado de observar se o produto ostenta o Selo de Identificação Inmetro na embalagem. É ele que atesta que a mercadoria foi avaliada quanto à segurança.

Além disso, é importante estar atento à Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que informa sobre o consumo energético do produto, indicado por uma escala colorida com letras de A G, que apresentam os níveis de consumo do aparelho. Uma seta preta com a letra correspondente ao consumo daquele aparelho informa o seu nível de eficiência energética. Assim é fácil saber, por exemplo, que um produto classificado com letra A é mais eficiente (gasta menos), do que um com a letra C. As informações do selo permitem que o consumidor faça uma avaliação na hora da compra, podendo adquirir um produto que consuma menos energia e tenha menor impacto ambiental, além, é claro, da economia financeira. Contudo, é importante estar atento, pois um produto mais barato tem menor eficiência e pode sair mais caro, pois sua conta de luz será sempre maior.

“No caso do eletrodoméstico, o Selo Inmetro traz uma orientação importante de consumo que pode impactar positivamente o orçamento doméstico com a economia de energia”, destaca o presidente Anderson. Por isso, é fundamental que o consumidor leia a etiqueta.

Roupas devem ter etiquetas informativas

Para o consumidor que optar por presentear o pai com roupas, é importante estar atento à etiqueta do produto. Nela deve conter todas as informações necessárias para o consumidor: dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Além disso, todas as informações devem estar escritas em português.

Algumas pessoas têm reações alérgicas com o contato da pele com alguns tecidos. Por isso, é fundamental que o consumidor saiba qual é o produto que está adquirindo. A etiqueta é a orientação de segurança ao usuário e a garantia de que o uso correto não trará problemas.

Perfumes, cremes, hidratantes e kits pós-barba

No caso dos cosméticos e perfumes, produtos que são pré-medidos, a orientação da Metrologia Estadual é que o consumidor leia todo o rótulo da embalagem, que deve conter o peso final do produto, descartado o material que o embala.

Compras seguras começam com a escolha do estabelecimento comercial

O consumidor consciente sabe da importância em adquirir produtos com a Nota Fiscal. O documento tem um número que é capaz de rastrear o fabricante no caso de acidentes de consumo. Por isso, a dica mais importante que a Agência de Metrologia dá à população é que as compras sejam sempre realizadas no comércio formal, sejam pequenos ou grandes empreendedores, e que o consumidor peça a nota fiscal, que também um documento legal que identifica qualquer anormalidade no caso de acidentes de consumo, legitimando os direitos e reclamações.

O consumidor que detectar possíveis irregularidades pode entrar em contato com a Ouvidoria da AEM. O órgão disponibiliza canais diretos com o consumidor: telefone 3218-2076 (Whatsapp) ou 162 e pelo e-mail: ouvidoria@aem.to.gov.br. (AEM-TO)