Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Palmas é uma das capitais do país que participa do Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). A iniciativa da pesquisa é do Ministério da Saúde e na Capital tocantinense ocorre em sete Unidades de Saúde da Família (USFs) e na Unidade Básica de Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Para o estudo foram disponibilizados 400 testes gratuitos para serem realizados em jovens voluntários, independentemente do sexo, que possuam idade entre 16 e 25 anos e que já tenham iniciado a vida sexual. Nessa terça-feira, 9, a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) reuniu os coordenadores das USFs, onde os testes serão oferecidos, para repassar orientações quanto ao fluxo do atendimento e o acolhimento dos jovens que comparecerem para serem testados.

O estudo consiste em realizar exames para identificar o HPV e traçar o perfil da população jovem voluntária à pesquisa, levando em consideração também as condições socioeconômicas, uso de álcool e outras drogas, utilização de camisinha e outros métodos de controle da gravidez. Na primeira etapa da pesquisa, realizada entre 2015 e 2017, a rede de saúde da Capital fez exames em 174 pessoas entre 16 e 25 anos para o diagnóstico do papilomavírus (HVP).

Dentre esses testados, o estudo revelou que 61,8% dos voluntários tiveram diagnóstico positivo para algum tipo de HPV e revelou que mais de 40% destes tinham os tipos de HPV que provocam o câncer. Na segunda etapa (a atual), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está dando sequência as testagens em jovens também de 16 e 25 anos, independente do sexo, que já tenham iniciado a vida sexual.

A Semus recomenda aos jovens alvos que participem da pesquisa. “O HPV é um vírus que causa verrugas e que quando ocorre nas genitálias é denominado Condiloma Acuminado, uma infecção transmitida pelo contato sexual. Dos 132 tipos de HPV que existem, somente quatro tipos estão relacionados como causas de câncer em colo de útero, genitália, oral e anal”, explica o enfermeiro e coordenador regional da pesquisa, Ériko Marvão.

O resultado do teste é confidencial e deve ser retirado pelo próprio paciente no site do estudo. O laudo detecta se há ou não a presença do HPV no voluntário, caso dê positivo, é identificado se o vírus é do tipo oncogênico (que provoca câncer). “Com o resultado em mãos, esses jovens terão um olhar mais criterioso para a região genital, para as relações sexuais e a importante necessidade de prevenção contra o câncer”, avalia o enfermeiro.

Esse estudo está sendo realizado em todo o Brasil pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde e executado pelo Hospital Moinhos de Vento, em parceria com as secretarias municipais de Saúde. A pesquisa foi dividida em três etapas e a previsão é que a última seja feita em 2025 e 2027.

HPV

É um vírus que causa verrugas no corpo e quando ocorre na região genital é denominada condiloma acuminado, embora popularmente seja conhecido como Crista de Galo. Esta doença pode ser transmitida durante relações sexuais e demora dias e até mesmo meses para que os sinais surjam. Entretanto, os sintomas nem sempre aparecem. Por isso é necessário um acompanhamento médico anual e exames preventivos regulares.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do HPV é clínico, ou seja, acontece por meio de exame físico e identificação das verrugas. Os quatro tipos de HPV que provocam o câncer não provocam nenhuma verruga no corpo. Somente com esse teste disponibilizado pela pesquisa é possível detectar a presença desses tipos de HPV que provocam câncer.

Caso o paciente possua diagnóstico positivo, deve procurar sua unidade de referência para orientações, esclarecimentos e acompanhamentos da equipe de profissionais da rede municipal de saúde para iniciar o tratamento.

USFs onde o exame estará disponível:

- USF Arno 44 (409 Norte)

- USF Arno 71 (603 Norte)

- USF Arse 82 (806 Sul)

- USF Valéria Martins – Arse 122 (1.206 Sul)

- USF Liberdade – Jardim Aureny III

- USF José Lúcio Carvalho – Lago Sul

- USF Taquari

- Unidade Básica da Saúde da UFT

Recomendações do exame para as mulheres

- Não estar menstruada;

- Não ter feito sexo sem camisinha nos últimos três dias;

- Não estar utilizando pomada vaginal.