Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em busca de mais diversidade e inclusão de mulheres no mercado de trabalho, a BRK, concessionária que cuida da água e do esgoto em 47 municípios do Tocantins em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizaram na noite dessa quarta-feira, 10, a formatura da primeira turma de mulheres encanadoras do Tocantins.

A cerimônia ocorreu no auditório do Centro de Educação e Tecnologia (Cetec) do Senai, e contou com a participação de representantes da BRK e do sistema Fieto. Na ocasião, as 16 formandas foram homenageadas e receberam a certificação.

Durante o curso, as participantes puderam aprender a utilizar técnicas de instalações hidráulicas e sanitárias, sensibilização quanto ao desenvolvimento sustentável e ambiental, tipos de materiais utilizados e tubulações, além das formas de executar as ligações de redes de água e esgoto.

O diretor presidente da BRK no Tocantins, José Mário Ribeiro, explica que o objetivo da companhia é oportunizar mais diversidade no mercado de trabalho. "Essa é uma forma que encontramos para reforçar os valores da BRK, de respeito às pessoas e de criar oportunidades para mais mulheres dentro da companhia. Por meio do DiversifiK, nosso movimento pela diversidade e inclusão, atuamos para atender as metas de termos 40% de mulheres em cargos de alta liderança e 30% em diversas posições na BRK em todo o Brasil até 2024".

Sandra Santos Dourados foi a primeira contratada da turma pela BRK e já está atuando na empresa. Ela destaca a oportunidade que ambas as empresas abriram para as mulheres. "Sou muito grata pela oportunidade. Meu respeito a BRK e ao Senai Tocantins, por tudo que tem feito pelo nosso estado, em ofertar cursos como este, criando oportunidades para nós mulheres. E reafirmando, que a mulher é capaz de realizar qualquer função. Está sendo uma honra fazer parte da família BRK. Darei o meu melhor para executar a tarefa que a mim será confiada", disse emocionada e sob aplausos.

Márcia Rodrigues, diretora regional do Senai Tocantins explica que esse é só o início da carreira dessas mulheres. "É o conhecimento que vai permitir que vocês possam ser daqui algum tempo grandes referências. Não vejam este certificado como um ponto final. Deem o seu máximo, o seu melhor", aconselhou Márcia.

Na BRK, lugar de mulher é onde ela quiser. A CEO da companhia, Teresa Vernaglia, está no comando da empresa desde 2017, quando a companhia também assumiu o compromisso de promover a igualdade entre gêneros e a diversidade, com base no Women's Empowerment Principles (WEPs) da ONU. Na BRK, a participação feminina em diversas áreas da empresa, é fruto de um trabalho para atrair, formar e dar oportunidades a todos, sem distinção de gênero.