Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ano após ano, o número de pessoas com acesso à internet cresce no país. Dados do Comitê Gestor da Internet do Brasil revelaram o avanço da conectividade, especialmente, nas regiões Norte e Sul, que, no último levantamento, em 2021, registraram alta, cada uma, de 83% no número de usuários em relação a 2019.

Outro fator importante é que a desigualdade vem reduzindo e o serviço tem chegado inclusive em lares mais pobres. Ainda segundo o Comitê Gestor da Internet, nas classes D e E, 61% das famílias usam a internet atualmente. Só que nesse caso, há uma prevalência da utilização exclusivamente por meio do celular, cerca de 64% das pessoas usam a internet através do dispositivo.

Apesar do crescimento, mais de 33 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet, segundo um estudo do Instituto Locomotivas, ou seja, o serviço ainda pode e deve chegar a mais pessoas. No Tocantins, a tendência de aumento de pessoas conectadas também é uma realidade, conforme explica o presidente da SiM Internet, Suelismar Caetano. “A gente teve que ampliar em 40% a nossa cobertura nas cidades tocantinenses por conta da demanda e a previsão é que isso siga acontecendo nos próximos anos”, conta com entusiasmo.

De 2019 para cá, a empresa também registrou um crescimento de 30% no número de clientes, além da ampliação dos pacotes já contratados. Um indicativo de que ter internet já nem é suficiente para muitos tocantinenses e que a saída tem sido investir em mais mega. É o caso do estudante Gabriel Barbosa.  “Como eu trabalho em home office e ainda estudo de casa, acabo fazendo uma grande quantidade de downloads todos os dias e não posso perder muito tempo”, conta. Seja para o trabalho, para o lazer ou para as duas coisas, muita gente tem apostado numa conexão cada vez mais ágil e segura.