Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes

Com o objetivo de prevenir e controlar a ferrugem asiática, principal praga que ataca as lavouras de soja, bem como manter o plantio de sementes da oleaginosa sem riscos de disseminação, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), monitora diariamente as Planícies Tropicais, que compreende os municípios de Cristalândia, Lagoa da Confusão, Pium, Dueré, Formoso do Araguaia e Santa Rita do Tocantins. A área cultivada nesta safra é de 77.164 hectares.

“No ano passado, a Adapec recebeu a autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para manutenção de cultivos excepcionais de soja sementes nas Planícies Tropicais tocantinenses sob o sistema de subirrigação, mediante a apresentação de justificativas técnicas de viabilidade e controle da ferrugem asiática neste período de vazio sanitário. A Agência por ter esta responsabilidade fitossanitária monitora cotidianamente 100% de toda a área plantada nesta região,” destacou o gerente de sanidade vegetal da Adapec, Marley Camilo.

Nesta semana, uma equipe da central da Adapec está na região monitorando as condições dos plantios e as ações de controle da praga. “O plantio está em boas condições de controle de pragas, não sendo registrado até o momento, nenhum surto da ferrugem asiática. Em todas as lavouras que estivemos percebemos que as plantas estão no seu desenvolvimento fenológico satisfatório e boas condições fitossanitarias,” pontuou o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa.

O superintendente executivo da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Wagno Milhomem, disse que o plantio de soja nas várzeas tropicais, durante o período de vazio sanitário, está totalmente seguro e resguardado. “São mais de 3 mil amostras coletadas para verificação da ocorrência do fungo da ferrugem asiática, aqui na região, isso mostra a seriedade do trabalho de monitoramento feito pela Adapec e o compromisso dos produtores de soja para evitar que ocorra a presença desse fungo nas lavouras das nossas várzeas,” avaliou Wagno Milhomem.

A janela de plantio de soja sementes nas várzeas tropicais tocantinenses teve início no dia 20 de abril e a colheita deve ser feita até o dia 20 de setembro.